Queda em casa

Minas não segura o EC Pinheiros e sofre nova derrota no NBB



Minas foi derrotado pelo EC Pinheiros por 94 a 88 (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)Minas foi derrotado pelo EC Pinheiros por 94 a 88 (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

Era o jogo do reencontro com a torcida minastenista. Na noite desta sexta-feira (2/12), na Arena Minas Tênis Clube, o Minas entrou em quadra para enfrentar o EC Pinheiros. A partida valia pelo Novo Basquete Brasil (NBB) e marcava o retorno do time comandado por Cristiano Grama a Belo Horizonte, já que a equipe tinha feito os últimos quatro jogos longe de casa. Em muitos momentos o Minas fez um duelo de igual para igual, mas o baixo rendimento no primeiro quarto pesou. Os visitantes não desperdiçaram as chances que tiveram e venceram por 94 a 88 (31/19, 21/24, 17/22, 25/23). O destaque do Minas foi o ala Danilo Siqueira, com 25 pontos, dois rebotes e uma assistência. Para o técnico Cristiano Grama, faltou energia em momentos importantes. “Não trouxemos energia para o jogo. Os jogos do NBB são sempre equilibrados, temos que ter energia em casa. Se não fizermos isso, vamos tomar sustos de 10 pontos. Depois, fica difícil buscar”, comentou o treinador.

Agora, o Minas só volta a jogar no dia 13 de dezembro, quando recebe, às 15h, na Arena Minas Tênis Clube, o Campo Mourão.

Homenagem

Antes da partida, jogadores, comissões técnicas, árbitros e torcedores homenagearam, com um minuto de silêncio, as vítimas do acidente com o voo que levava a equipe da Chapecoense até a Colômbia.  

O jogo

O placar foi inaugurado pelo Minas. Depois de receber bom passe de Scott Rodgers, o pivô Wesley anotou dois pontos para o time minastenista. O EC Pinheiros não se intimidou e foi para cima. Com jogadas de Bennett e do ex-Minas Ralfi Ansaloni, a equipe paulistana assumiu a liderança do placar. Depois de ter a vantagem no marcador, o EC Pinheiros não permitiu que o Minas encostasse. Os mineiros paravam na forte defesa dos visitantes. Fora isso, a equipe de São Paulo tinha excelente aproveitamento no ataque. Assim, venceu o primeiro quarto por 31 a 19.

O Minas foi melhor em grande parte do segundo quarto. Aos poucos, reduziu a grande vantagem que o EC Pinheiros construiu nos primeiros dez minutos de partida. Porém, pouco antes de ir para o intervalo, o time minastenista cometeu erros na marcação. Com isso, os visitantes aproveitaram para pontuar. Mesmo com vitória no segundo quarto por 24 a 21, o Minas ainda estava em desvantagem no placar agregado por nove pontos.

Danilo Siqueira foi responsável por 25 pontos do Minas (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)Danilo Siqueira foi responsável por 25 pontos do Minas (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

O Minas não voltou bem para o terceiro quarto. Assim como nos primeiros minutos de jogo, a equipe mineira não conseguia pontuar e parava na forte defesa do EC Pinheiros. A vantagem do time de São Paulo só ia aumentando. A situação era preocupante, mas, com pouco mais de sete minutos do terceiro quarto, Xande e Mosso converteram arremessos de três pontos, o que trouxe o Minas de volta ao jogo. Os mineiros apertaram a marcação e foram eficientes no ataque. Com isso, o Minas venceu o terceiro quarto por 22 a 17.

O último quarto começou bastante equilibrado. Todos os pontos eram muito disputados. Aos oito minutos, o EC Pinheiros aproveitou os rebotes que teve no ataque e deixou a defesa mais forte. Conseguiu vencer o quarto por 25 a 23 e o jogo por 94 a 88.

Minas: Paulinho Boracini, Scott Rodgers, Pedro Macedo, Drew Maynard e Wesley. Entraram: Adriano Big, Christian Panunzio, Mosso, Rafael, Xande e Danilo Siqueira. Técnico: Cristiano Grama.

EC Pinheiros: Bennett, Gemerson, Ansaloni, Renan e Holloway. Entraram: Ruivo, Mathias, Teichmann e Neto. Técnico: César Guidetti.

Árbitros: Marcos Antonio De Matos Ferreira, Maria Claudia Comodaro Moraes e Breno De Lima Da Silva.

Novo Basquete Brasil (NBB) – Primeiro turno
8/11 – Minas (83 x 63) Caxias do Sul – Arena Minas Tênis Clube
10/11 – Minas (83 x 85) Vasco da Gama – Arena Minas Tênis Clube
15/11 – Solar/Basquete Cearense (78 x 71) Minas – Fortaleza (CE)
17/11 – Universo/Vitória (76 x 74) Minas – Salvador (BA)
24/11 – Liga Sorocabana (63 x 69) Minas – Sorocaba (SP)
26/11 – Paulistano/Corpore (98 x 86) Minas – São Paulo (SP)
2/12 – Minas (88 x 94) EC Pinheiros – Arena Minas Tênis Clube

13/12 – 15h – Minas x Campo Mourão – Arena Minas Tênis Clube
15/12 – 19h – Minas x Mogi das Cruzes/Helbor - Arena Minas Tênis Clube
20/12 – 20h – Bauru Basket x Minas – Bauru (SP)
22/12 – 20h10 – Franca x Minas – Franca (SP)
7/1 – 18h – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Minas – Brasília (DF)
10/1 – 19h – Minas x Macaé – Arena Minas Tênis Clube
12/1 – 19h – Minas x Flamengo – Arena Minas Tênis Clube

Patrocinador: Dotz
Patrocinador: 
Kiwi Sucos
Fornecedora de materiais esportivos: Ícone

Fotos: Orlando Bento / Minas Tênis Clube