Primeira vitória

Itambé/Minas vence o Club Olympic na estreia do Sul-americano Feminino



Campeão sul-americano nos anos de 1999, 2000 e 2018, o Itambé/Minas iniciou a sua busca pelo tetracampeonato continental. Na noite dessa terça-feira, o time do técnico Stefano Lavarini não tomou conhecimento do Club Olympic e venceu a equipe boliviana na estreia do torneio, que é disputado na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, até o próximo sábado (23/2). Em um jogo tranquilo e sem dificuldades, as donas da casa confirmaram o favoritismo e fizeram 3 sets a 0. As parciais de 25/11, 25/13 e 25/12 mostram a força do ataque minastenista, que não deu tempo para as adversárias respirarem em quadra. A ponteira Lana foi a maior pontuadora do jogo, com 14 acertos. A oposta Malu e a central Mara também se destacaram e marcaram 12 e 11 pontos, respectivamente. No jogo anterior, o Dentil/Praia Clube venceu o Boca Juniors, da Argentina, por 3 a 0.

Oposta Malu foi um dos destaques do Itambé/Minas, com 12 pontos (foto: Orlando Bento/MTC)Oposta Malu foi um dos destaques do Itambé/Minas, com 12 pontos (foto: Orlando Bento/MTC)

Agora, o Itambé/Minas se prepara para o segundo jogo, que será nesta quarta-feira (20/2), às 20h, na Arena MTC. Antes, às 18h, o San Lorenzo, da Argentina, enfrenta o Club Olympic. O Praia Clube folga nesta quarta-feira. Os ingressos estão à venda na internet (clique AQUI). Os valores são R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) e um único ingresso é válido para os dois jogos.

A partida dessa terça-feira serviu mais para o técnico Stefano Lavarini observar algumas jovens atletas e testar outras formações no time. O treinador colocou em quadra as jovens Luanna (líbero) e Laura (central), ambas com apenas 17 anos, formadas na base do Clube. As jogadoras se mostraram tranquilas e desempenharam um bom papel em quadra. O treinador não escalou a central Carol Gattaz e nem a ponteira Natália, que foram poupadas e assistiram ao jogo do banco de reservas. A líbero Léia e a ponteira Gabi entraram apenas no primeiro set e também foram preservadas.

A ponteira Lana destacou a força da equipe. “O jogo serviu para mostrar que o nosso elenco é forte e que se o Stefano (Lavarini) precisar de qualquer atleta, todas nós estamos prontas. Nos apresentamos muito bem e estamos firmes e fortes para chegar bem até o fim do campeonato”, comentou a ponteira minastenista.

O jogo...
Mesmo com um time mesclado, o Itambé/Minas mostrou muita força e venceu o primeiro set com 14 pontos de diferença: 25 a 11. A equipe visitante teve dificuldades na recepção. Por outro lado, as minastenistas colocaram um ritmo forte no jogo. Destaque para oposta Malu, que fechou o set com um ace, sendo que já havia acertado outros dois antes disso.

No segundo set, com supremacia, a equipe minastenista venceu por 25 a 13. As bolivianas esboçaram uma melhora no ataque, em relação ao primeiro set, no entanto, não foi suficiente para equilibrar o jogo. A ponteira Lana e a jovem Laura ditaram o ritmo do ataque, que passou fácil pela defesa adversária.

No começo do último set, o Club Olympic buscou uma diferença de quatro pontos (5 a 1) e passou a frente no placar (6 a 5), mas o Itambé/Minas não se abalou, logo se recuperou e venceu o set, mais uma vez, com tranquilidade: 25 a 12. O bloqueio formado por Mara, Laura e Lana parou o ataque adversário e a levantadora Bruninha distribuiu muito bem as bolas, além de ter sacado com precisão na etapa final.

Ficha técnica
Itambé/Minas:
 Bruninha, Malu, Mara, Mayany, Lana, Gabi e Léia (líbero). Entraram: Georgia, Laura, Bruna Honório, Luanna (líbero). Técnico: Stefano Lavarini.
Club Olympic: Alejandra, Claudia, Ana Guzman, Fernanda, Isteissy e Amanda. Entraram: Alcantara, Mariana, Marcia, Leslie. Técnico: Alejandro Gimenez.
Árbitros: Luiz Fontes, da Argentina, e Paulo Beal, do Brasil.

Tabela Sul-americano
19/2 (terça-feira)
Dentil/Praia Clube (3 x 0) Boca Juniors – Arena MTC (25/17, 25/12 e 25/13)
Itambé/Minas (3 x 0) Club Olympic – Arena MTC (25/11, 25/13 e 25/12)

20/2 (quarta-feira)
18h – San Lorenzo x Club Olympic – Arena MTC
20h – Itambé/Minas x Boca Juniors – Arena MTC

21/2 (quinta-feira)
18h – Boca Juniors x Club Olympic – Arena MTC
20h – Dentil/Praia Clube x San Lorenzo – Arena MTC

22/2 (sexta-feira)
15h - Dentil/Praia Clube x Club Olympic – Arena MTC
17h - Itambé/Minas x San Lorenzo – Arena MTC

23/2 (sábado)
11h30 - Boca Juniors x San Lorenzo – Arena MTC
13h30 - Itambé/Minas x Dentil/Praia Clube – Arena MTC
*Horários sujeitos a alterações.

Cemig e a Usiminas são as patrocinadoras oficiais do Campeonato Sul-americano Feminino de Clubes 2019.

O Campeonato Sul-americano Feminino de Vôlei possui incentivo do Minas Esportiva Incentivo ao Esporte por meio do Decreto 46.308/2013 – projeto número 2018.02.007.

Patrocinador: Itambé
Patrocinador: Localiza Hertz 
Patrocinador: Axial
Patrocinador:  JAM Engenharia
Fornecedor de Material Esportivo: Rainha


Siga as redes sociais oficiais do Vôlei do Minas:
Facebook: /mtcvolei
Instagram: @mtcvolei

Fotos: Orlando Bento/MTC