Primeira disputa

Diogo Villarinho estreia no Mundial de Esportes Aquáticos nesta sexta-feira



O nadador Diogo Villarinho, do Minas, se prepara para a sua estreia no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, realizado em Gwangju, na Coreia do Sul. Na noite desta sexta-feira (12/7), às 20h, já manhã de sábado (13/7) na Coreia, o minastenista disputará a prova de 5km das maratonas aquáticas, no Yeosu Expo Ocean Park. Esta será apenas a primeira missão do nadador na competição, já que Villarinho também participará das disputas na natação, sendo o primeiro brasileiro a conseguir o feito. No dia 27/7, competirá nos 1.500m livre.

Diogo Villarinho, que foi medalhista de prata no Mundial de Kazan (Rússia), em 2015, na prova de 5km por equipes das maratonas aquáticas, está motivado para disputar mais uma edição do maior campeonato de esportes aquáticos. “É indescritível. Voltei para a seleção nas maratonas e peguei a minha primeira seleção para a piscina, sendo o primeiro nadador do Brasil a conquistar vaga para o mundial em duas modalidades. Estou muito feliz e com boas expectativas para o meu terceiro mundial”, afirmou.

Diogo Villarinho terá dupla missão no Mundial de Gwangju, na Coreia do SulDiogo Villarinho terá dupla missão no Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul

As classificações para o Mundial, tanto nas maratonas quanto na natação, foram conquistadas no Troféu Brasil-Maria Lenk, em abril, no Rio de Janeiro. Diogo venceu a prova de 5km, realizada na Praia Vermelha, com o tempo de 58m46s, e, foi vice-campeão da prova de 1.500m livre, com o tempo 15m06s80, no Parque Aquático Maria Lenk.

Além de Diogo, o Minas conta com mais cinco nadadores e um técnico nas provas de natação. Os atletas Vinícius Lanza, Fernando Scheffer, Bruno Fratus, João de Lucca e Guilherme Costa, além do técnico Sérgio Marques, estão em Sagamihara, no Japão, para aclimatação. Os nadadores seguem para a Coreia do Sul no dia 18/7, ao lado de toda a delegação brasileira. As provas de natação começam no domingo (21/7), noite de sábado (20/7) no Brasil. O Sportv transmite ao vivo a partir das 22h. O Minas também é representado pela fisioterapeuta Tatiana Ribeiro, que já está na Coreia do Sul e integra a comissão técnica da equipe de pólo aquático masculino do Brasil. As disputas do pólo serão entre os dias 15 e 27/7.

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:

Facebook: /mtcnatacao
Instagram: 
@mtcnatacao