O novo Minas Country

Plano Diretor Minas Tênis Country Clube (PDMTCC)



 

As propostas de melhorias da Unidade, reunidas no Plano Diretor do Minas Tênis Country Clube (PDMTCC), foram apresentadas aos associados, em reunião com diretores e conselheiros, em setembro/2018. O PDMTCC terá três etapas e, na elaboração dos projetos, estão sendo consideradas soluções que atenderão aos anseios da maioria dos usuários do clube.  Acessibilidade universal, muita comodidade e mais opções de lazer para os sócios são as premissas básicas do PDMTCC. Vale lembrar que todas as empresas que prestam serviços para o Minas são selecionadas em licitação, através de carta convite.

A primeira etapa do PDMTCC compreende a instalação de dois elevadores e uma passarela, que interligarão a Sede Social à piscina do setor inferior, proporcionando comodidade aos sócios no trânsito entre as duas áreas e também nos quatro pavimentos da sede. As obras civis e a estrutura metálica serão concluídas em junho/2019, para a montagem dos elevadores.

Também está incluída na primeira etapa do Plano Diretor do Minas Country a reforma completa da área de lazer do primeiro nível do Clube, incluindo obras de construção de piscinas de lazer e infantil com aquecimento, lanchonete, playground, Espaço da Criança, toboágua, vestiários.

Ainda faz parte da primeira etapa do PDMTCC, a execução de parte das obras do tratamento de esgoto da Unidade.  A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) aprovou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no interior do Clube, com lançamento da água tratada, no leito seco de águas pluviais. Quando a Copasa chegar com a rede coletora de esgoto próxima ao Country, a rede do Clube será interligada a ela.

Paralelamente, será reformada a galeria de águas pluviais que passa no primeiro nível do Clube, próximo às piscinas. A obra inclui a construção, pelo método não destrutivo, de um túnel de 43 metros de extensão sob o acesso/estacionamento da Sede Social. Os serviços incluem ampliação das caixas de passagem, execução de trechos de rede tubular em aço e de gabiões e recuperação do concreto do fundo da galeria existente. A obra está prevista para o período de junho a setembro/2019.

 

AS ETAPAS DO PLANO DIRETOR DO MINAS COUNTRY

1ª ETAPA
Espaço da Criança, Prédio da Lanchonete, Área de Lazer

 

Espaço da Criança

Exclusivo para associados de até 12 anos, o Espaço da Criança será uma das principais atrações da nova área de lazer da parte baixa do Minas Country. Com área coberta de 157,0 m², ele terá espaços específicos para bebês (Espaço Baby) e para artes, atividades pedagógicas e jogos. Também será dotado de copa, sanitário, trocador e depósitos de materiais de recreação e entretenimento e de limpeza.

Na área externa do Espaço da Criança, está prevista a montagem de um playground com 48,0 m² e uma caixa de areia. Logo à frente da edificação, haverá uma piscina infantil com duas profundidades – 60 cm e 20 cm – e fontes de água para recreação, onde os pequenos poderão brincar com toda segurança.

“O Espaço da Criança estará localizado no mesmo nível e próximo da Lanchonete e dos Vestiários, o que proporcionará mais comodidade e segurança para a família minastenista, que poderá se divertir e ter serviços de qualidade com mais comodidade”, comenta o diretor de Obras José Cláudio Nogueira Vieira.

O melhor para as crianças

Espaço baby: destinado às crianças até 3 anos, terá estrutura segura e protegida com espuma, para brincadeiras com os pais/responsáveis.

Espaço para atividades pedagógicas: para crianças até 12 anos, será dotado de brinquedos que estimulam e desenvolvem as capacidades cognitivas, de forma divertida e em um ambiente aconchegante para interagir com amigos e familiares.

Espaço de Artes: também destinado às crianças de até 12 anos, oferecerá oficinas para pais e filhos, orientadas por profissionais capacitados, utilizando materiais diversos para estimular a criatividade.

Espaço para jogos: para todas as idades, contará com “totó”, tênis de mesa (pingue- pongue), sinuca, entre outros, para que o associado possa se divertir com sua turma.

Piscina Infantil e área molhada: espaço de caráter lúdico que permitirá às crianças explorarem suas habilidades e a prática corporal, de forma refrescante, resultando em aprendizado, prazer e satisfação.

Caixa de Areia: espaço de estímulo à criatividade e ao desenvolvimento sensorial, já que, além dos brinquedos convencionais, poderá ser usada para novos jogos e brincadeiras, propiciando interação entre outras crianças e adultos.

Playground: terá brinquedos exclusivos, com design moderno, para promover a interação e estimular o brincar espontâneo e em movimento.

Perspectiva da piscina infantil e do Espaço da Criança Imagem: Horizontes ArquiteturaPerspectiva da piscina infantil e do Espaço da Criança. Imagem: Horizontes Arquitetura

 

Prédio da Lanchonete

Uma nova edificação com dois blocos - lanchonete e vestiários - terá área total de 401,38 m², sendo que 243,42m² serão destinados à instalação de uma varanda coberta para abrigar mesas e cadeiras.

Na nova lanchonete, os associados ganharão mais comodidade e conforto, tanto em relação ao espaço físico, quanto na utilização dos serviços. A área de atendimento terá 24,82 m², com amplos balcões. No variado cardápio constarão bebidas, lanches, salgados e porções. E o sistema de registro dos pedidos será por meio de comandas eletrônicas e do aplicativo Minas Tênis Clube, garantindo mais agilidade. A lanchonete terá, ainda, cozinha, sanitário para funcionários e depósito.

Já no bloco dos vestiários, haverá dois masculinos e dois femininos (um de cada adaptado para pessoas com mobilidade reduzida) e uma rouparia que servirá a todos os vestiários.
Perspectiva da área da nova lanchonete da Piscina. Imagem: Studio VeroPerspectiva da área da nova lanchonete da Piscina. Imagem: Studio Vero

 

Área de Lazer

A nova área de lazer que está sendo construída no primeiro nível do Minas Country abrigará lanchonete e vestiários mais amplos e confortáveis, Espaço da Criança com muitas opções de lazer para a garotada, novas piscinas e amplo deck com 1.943 m² e capacidade para até 2 mil pessoas, segundo forma de cálculo da Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros.

A piscina infantil terá duas profundidades – 60 cm e 20 cm – e lâmina d’água de 106 m². A piscina semiolímpica terá 1,20 m de profundidade, 20 m de largura e 25 m de comprimento, com lâmina d’água de 506 m², escada de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e plataforma de acesso de cadeirantes.

Ambas as piscinas serão aquecidas, construídas com bordas afogadas (prainhas) e terão moderno sistema de tratamento de água, instalado junto à piscina semiolímpica em um subsolo. Junto ao deck e à piscina semiolímpica haverá uma pequena arquibancada, duchas e um brinquedo para as crianças se refrescarem na água.

O deck das novas piscinas do primeiro nível terá quase 2 mil m² de área. Imagem: Studio VeroO deck das novas piscinas do primeiro nível terá quase 2 mil m² de área. Imagem: Studio Vero

 

2ª ETAPA
Estacionamento

Na segunda etapa de obras do Plano Diretor do Minas Country será ampliado o estacionamento existente na Unidade, através da incorporação da área da quadra de vôlei de areia, que será realocada, e da área ocupada atualmente pelas oficinas do Departamento de Manutenção da Unidade. A capacidade atual do estacionamento é de 458 vagas; com a ampliação, o Minas Country passará a ter 577 vagas de estacionamento.

A obra consiste em serviços de terraplenagem e construção de pequenos muros de arrimo, aproveitando ao máximo a topografia do terreno e reduzindo as estruturas de contenção, com custo mais baixo. Na nova área de estacionamento serão plantadas árvores adequadas para sombreamento.

Vista da ampliação do estacionamento com as quadras ao fundo. Imagem: Studio VeroVista da ampliação do estacionamento com as quadras ao fundo. Imagem: Studio Vero

 

3ª ETAPA
Ginásio Coberto, Quadras Esportivas e Área de Eventos

 

Ginásio coberto

A edificação com cerca de 1.300 m² terá, no primeiro andar, um ginásio coberto e dotado de quadras poliesportivas, arquibancada, sanitários feminino, masculino e para pessoas com deficiência. Além de escadas de acesso ao andar superior, haverá um elevador com capacidade para 12 pessoas. 

 

Quadras Esportivas e Área de Eventos

No andar superior, serão construídas quadra poliesportiva, quadras de areia e quadras de vôlei e peteca, além de uma edificação com vestiários masculino e feminino e para pessoas com deficiência, depósito de material esportivo, lanchonete, cozinha, sanitário para funcionários e despensa. Também haverá área de varanda para mesas e área de apoio coberta.

A cobertura da lanchonete e dos vestiários será dotada de infraestrutura para montagem de palco para eventos, contando ainda com um camarim com sanitário exclusivo e depósito.

Vista do ginásio coberto, das quadras esportivas e da área de eventos. Imagem: Studio VeroVista do ginásio coberto, das quadras esportivas e da área de eventos. Imagem: Studio Vero

 

Comunicação com os sócios

O andamento das intervenções do Plano Diretor do Minas Country está sendo informado aos associados, regularmente,  conforme Plano de Comunicação elaborado pela Assessoria do Minas, que inclui quadro de aviso (Janela da Obra) ao lado da Sede Social, banners e cartazes, matérias nas edições mensais da Revista do Minas e uma maquete do novo Country, que será itinerante e ficará em exposição nas três Unidades do Clube.

 

Comissão de Obras do Minas

É presidida pelo diretor José Cláudio Nogueira Vieira e formada pelos associados Carlos Fabiano Peixoto de Brito, Carlos Henrique Rocha Figueiredo, José Guimarães Batista Silva, Marcelo Botelho Mesquita, Ronaldo Vasconcelos Novais, Rodrigo de Oliveira Santos e Último de Moura Santiago.

 

Regras para licitação de serviços do PDMC

A contratação pelo Minas dos serviços de empresas terceirizadas é feita por meio de licitações. No caso do Plano Diretor, o procedimento também se aplica, visando rigoroso cumprimento de todas as normas e a transparência do processo.

1) As empresas deverão estar cadastradas na Gerência de Engenharia, que fará análise dos dossiês e definirá a capacidade de participação nas licitações.

2) As empresas interessadas em se cadastrar ou atualizar seus cadastros, devem encaminhar a documentação para a Gerência de Engenharia e Manutenção do Minas – Rua da Bahia, 2244 – Centro de Facilidades Piso 10 (CF 10) – Lourdes – CEP 30160-019 – Belo Horizonte- MG.

3) Após a avaliação cadastral, o Clube encaminhará as cartas-convite às empresas aprovadas dentro de cada especialidade.

4) Junto com a carta-convite, as empresas participantes da licitação receberão o Edital de Licitação, a Minuta de Contrato e os projetos para avaliação. Nesta etapa, as empresas deverão confirmar que têm conhecimento do edital de licitação completo e que avaliaram os projetos fornecidos e a minuta de contrato. As dúvidas serão prontamente esclarecidas pela Gerência de Engenharia e Manutenção do Minas.

5) As empresas participantes da licitação deverão apresentar as propostas comerciais e técnicas, incluindo planilhas com quantidades levantadas, composições de preços unitários e BDI.

6) A Gerência de Engenharia e Manutenção do Minas fará a equalização das propostas, visando a negociação final e a aprovação pelo Departamento de Suprimentos, Comissão de Obras e Diretoria de Obras.

7) Serão definidos os marcos contratuais do cronograma físico.

8) Serão definidos os procedimentos relativos à emissão e pagamento de notas fiscais.

9) O contrato e a ordem de serviço serão assinados.

 

Auditoria da Obra

Para dar mais transparência às ações relacionadas ao PDMTCC, haverá auditoria de todo o processo licitatório das obras. A empresa de auditoria fará a conferência dos valores a serem pagos pelo Clube, verificando toda a documentação de recolhimentos fiscais, principalmente no que tange aos encargos, a fim de que o Clube não fique com qualquer passivo trabalhista.

Cronograma da aprovação interna do PDMTCC

QUANDO

 AÇÃO

2017

Revisão do PDMTCC pela Comissão Revisora.

2018

Decisão do Conselho Deliberativo e da Diretoria pela execução da obra.

Apresentação ao grupo de associados da proposta conceitual das obras do PDMTCC.

2019

 

Apresentação da proposta das obras e do processo de contratação à Comissão de Obras.

Contratação dos projetos de arquitetura, estrutura e projetos complementares.

Execução de sondagem da área.

Aprovação pela Comissão de Obras das obras de reforma da galeria de águas pluviais.

Contratação das obras da galeria de águas pluviais.

Contratação do orçamento e planejamento detalhado da obra.

3/6/2019

Início das obras da 1ª Etapa.