No Rio de Janeiro

Minas disputa o Troféu Brasil – Maria Lenk, principal competição nacional

No Rio de Janeiro


Nadador olímpico Henrique Martins é um dos destaques da equipe

Após meses de preparação, chegou o momento mais aguardado do primeiro semestre para a equipe de natação do Minas. O time minastenista disputa, na próxima semana, entre os dias 17 e 21/4, no Rio de Janeiro (RJ), o Troféu Brasil – Maria Lenk, campeonato mais importante do calendário nacional. Antes, no domingo (15/4), os nadadores Diogo Villarinho, Gabriela Cordeiro, Isis Rosario, Benito Choucair e Arthur Vituri disputam a prova de 10km de maratonas aquáticas, na Praia de Copacabana, também válida pelo Troféu Brasil.

Na edição deste ano, além da mudança no nome, que resgata a tradição da competição, o torneio de natação será seletivo para outras três grandes disputas internacionais: o Pan-Pacífico, o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos e os Jogos Olímpicos da Juventude. Poderão se classificar para o Pan-Pacífico (9 a 13/8 - Japão) e para o Campeonato Sul-Americano (7 a 11/11 – Peru) atletas de todas as categorias, porém, aqueles que garantirem vaga no Pan-Pacífico não poderão disputar também o Sul-Americano. Já os Jogos da Juventude (6 a 18/10 – Argentina), serão para atletas nascidos entre 2000 e 2003.  

“O Maria Lenk está se tornando cada vez mais forte e competitivo, o que é muito bom. Os atletas, principalmente os mais novos, estão se dedicando mais à competição, por ser seletiva para vários campeonatos. A Confederação tem investido nos atletas que estão chegando ao profissional e isso é muito importante. Com as oportunidades que estamos tendo, cada dia mais aumenta a nossa motivação. Todos estão treinando mais”, afirmou a jovem Camila Lins Mello, de 17 anos, e um dos destaques da equipe.

A nadadora também acredita que a equipe está preparada para disputar mais uma edição do Maria Lenk, campeonato em que o Minas já possui nove títulos (1987, 89/91/93/94/96/97, 2011 e 2013). “Nosso time começou o ano muito forte. Os novos atletas que chegaram já se adaptaram ao time e têm contribuído. Todos nós vamos para o Troféu Brasil com muita raça e com muita vontade de alcançar os objetivos. Estamos acreditando um no outro e contamos com apoio de toda a comissão técnica, somos um time. Estamos juntos no dia a dia tentando fazer o melhor por si e pelo companheiro”, completou Camila Lins.

Camila Lins Mello vai em busca de uma vaga na seleção brasileiraCamila Lins Mello vai em busca de uma vaga na seleção brasileira

O time minastenista conta com nomes importantes para a competição. O medalhista mundial Bruno Fratus, recém-contratado pelo Clube, é um dos destaques da delegação. Os olímpicos Henrique Martins, Miguel Valente, Felipe Lima e Kaio Márcio também vão defender as cores do Minas. A equipe ainda terá a força dos jovens Vinícius Lanza e Gabriel Fantoni, que, recentemente, foram medalhistas no campeonato norte-americano de natação. Entre as mulheres, estão Renata Sander, Camila Mello e Bruna Rocha. Ao todo, 46 nadadores minastenistas vão competir no campeonato nacional.

As provas eliminatórias do torneio começam a partir das 9h30 e as finais serão a partir das 18h, no Parque Aquático Maria Lenk. Nos dias 19, 20 e 21, o canal Sportv transmite ao vivo. A TV CBDA estará ao vivo em todas as eliminatórias e finais, exceto as transmitidas pelo Sportv.