No detalhe

Em jogo cheio de emoção na Copa Avianca, Minas supera Solar/Cearense



Na Copa Avianca, Minas tem três vitórias em três jogos (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)Na Copa Avianca, Minas tem três vitórias em três jogos (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

Foi uma partida tensa, equilibrada e cheia de emoção. Na noite desta sexta-feira (27/10), Minas e Solar/Cearense entraram na Arena MTC para mais um duelo válido pela Copa Avianca, torneio preparatório para o Novo Basquete Brasil (NBB) 2017/18. Apesar do jogo muito disputado, a equipe comandada por Flávio Espiga esteve em desvantagem no placar durante boa parte do confronto. No terceiro quarto, porém, a história começou a mudar. O Minas empatou o confronto e assumiu a liderança do marcador. No último quarto, a equipe minastenista foi melhor, teve mais calma em momentos decisivos e, assim, saiu de quadra com a vitória por 75 a 69 (12/19, 19/15, 27/23 e 17/12). Agora, o Minas, com seis pontos, divide a liderança com o Vasco da Gama. O Flamengo ocupa a terceira posição, com cinco pontos. Solar/Cearense, com quatro pontos, Botafogo e Universo/Vitória, ambos com três, completam a classificação.

O Minas volta a jogar pela Copa Avianca neste domingo (29/10), às 19h15, quando enfrenta, também na Arena MTC, o Botafogo.

Outubro Rosa

Antes do confronto, dez pacientes do Instituto Mário Penna receberam os jogadores de Minas e Solar/Cearense em quadra e presentearam os atletas com camisas da campanha Outubro Rosa, que alerta para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “É muito emocionante participar dessa ação, poder passar a nossa experiência e mostrar para as pessoas como é importante manter a autoestima, a alegria, mesmo em tratamento. É um momento também importante para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama", disse Márcia Pimenta, de 44 anos, que acompanhou um jogo de basquete, ao vivo, pela primeira vez.

O jogo

Ponto forte da equipe, a defesa do Minas pecou nos lances iniciais. Porém, os comandados de Flávio Espiga logo corrigiram os erros. O primeiro quarto foi equilibrado, com os dois times criando boas oportunidades no setor ofensivo. O aproveitamento do Solar/Cearense nos arremessos, no entanto, foi melhor. Assim, a equipe do Fortaleza fechou a parcial com vitória por 19 a 12. No segundo quarto, o equilíbrio foi ainda mais visível. Mesmo assim, o Minas conseguiu ser melhor e venceu a parcial por 19 a 15. Na volta do intervalo, a defesa mineira teve problemas para parar o ataque cearense. Mas o ataque minastenista contou com a atuação inspirada do ala/pivô Teichmann e com a bola de três pontos, no último segundo, do ala/armador Evan Roquemore, para vencer o quarto por 27 a 23. Não faltou emoção no último quarto. As equipes disputavam a liderança em todos os ataques. O Solar/Ceareanse chegou a ter a vantagem, mas o Minas contou com Teichmann, Gegê, Evan Roquemore e Billy Rush, que pegou quatro rebotes defensivos e frustrou os planos do adversário nos minutos finais. Assim, o Minas venceu o quarto por 17 a 12 e o jogo por 75 a 69.

O cara

O grande destaque da vitória minastenista foi o ala/pivô Teichmann, responsável por 11 pontos e nove rebotes.

Jogaram muito

O Minas também contou com a boas atuações de Evan Roquemore (17 pontos, dois rebotes e seis assistências) e Gegê (11 pontos, três rebotes e cinco assistências).

Com a palavra

“Eu acho que a gente não teve uma postura muito boa no começo. A gente estava um pouco apático no começo, não sei se pelo fato de ser o terceiro jogo, mas a gente começou muito apático. Aí, os caras começaram a gostar do jogo, não conseguíamos atacar. Isso dificultou. Mas a equipe teve muito brio de lutar, recuperar e ganhar o jogo. Então, a equipe está de parabéns pela superação, mas não pode mais errar no início do jogo” – ala/pivô Teichmann.

“A parte psicológica é uma coisa que o Espiga cobra muito da gente, ter foco no que a gente está fazendo, independentemente de resultado. O basquete é um jogo de 40 minutos e de erros e acertos. Não tem como terminar no 0 a 0. A gente vai errar, mas o importante é estar focado no jogo. Esse grupo está de parabéns, porque estava focado desde o primeiro minuto, mesmo atrás do placar. No momento final, fechamos o jogo de maneira mágica. Comissão técnica e jogadores estão de parabéns. O projeto do Minas está dando certo, mas nosso sonho é muito maior que isso” – armador Gegê.

Ficha técnica

Minas: Gegê, Jefferson, Audrei, Teichmann e Wesley.
Entraram: Evan Roquemore, Billy Rush, Adriano “Big” e Lelê.
Técnico: Flávio Espiga.

Solar/Cearense: Laster, Davi, Leonardo, Betinho e Leal.
Entraram: Armani, Paulinho Boracini, Sualisson e Molony-Benjamin.
Técnico: Alberto Bial.

Copa Avianca – 2017
25 de outubro
Vasco 85 x 66 Universo/Vitória – Arena Minas Tênis Clube
Botafogo 63 x 80 Solar/Cearense – Arena Minas Tênis Clube
Minas 90 x 82 Flamengo – Arena Minas Tênis Clube

26 de outubro
Solar/Cearense 74 x 90 Vasco – Arena Minas Tênis Clube
Flamengo 86 x 76 Botafogo – Arena Minas Tênis Clube
Universo/Vitória 60 x 76 Minas – Arena Minas Tênis Clube

27 de outubro
Botafogo 70 x 94 Vasco da Gama – Arena Minas Tênis Clube
Flamengo 90 x 83 Universo/Vitória – Arena Minas Tênis Clube
Minas (75 x 69) Solar/Cearense – Arena Minas Tênis Clube

29 de outubro
14h45 – Universo/Vitória x Solar/Cearense – Arena Minas Tênis Clube
17h – Vasco da Gama x Flamengo – Arena Minas Tênis Clube
19h15 – Botafogo x Minas – Arena Minas Tênis Clube

30 de outubro
16h – Solar/Cearense x Flamengo – Arena Minas Tênis Clube
18h15 – Botafogo x Universo/Vitória – Arena Minas Tênis Clube
20h30 – Minas x Vasco da Gama – Arena Minas Tênis Clube

31 de outubro
14h45 – 5º colocado x 6º colocado – Arena Minas Tênis Clube
17h – 3º colocado x 4º colocado – Arena Minas Tênis Clube
19h15 – 1º colocado x 2º colocado – Arena Minas Tênis Clube

Patrocinador: Life Fitness
Fornecedor de material esportivo: 
Karine Lessa

Fotos: Orlando Bento / Minas Tênis Clube