Mau começo

Minas estreia com derrota na final do Mineiro de Basquete 2016



Minas foi derrotado na estreia da final do Campeonato Mineiro de Basquete 2016Minas foi derrotado na estreia da final do Campeonato Mineiro de Basquete 2016 (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

O Minas lutou muito, mas não conseguiu evitar a derrota na primeira partida da final do Campeonato Mineiro de Basquete 2016. Na noite desta sexta-feira (14/10), na Arena Minas Tênis Clube, o time minastenista foi derrotado pelo Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor por 75 a 74 (18/23, 16/15, 26/21 e 15/15). O jogo marcou a volta dos minastenistas Christian Panunzio e Matheus Pereira, que ficaram afastados por meses e estão recuperados de cirurgias nos joelhos. O Minas não terá um longo período de descanso na série melhor de três jogos do Campeonato Mineiro. Já neste domingo (16/10), às 13h, no Ginásio Só Marcas Outlet, no Bairro Estrela Dalva, em Belo Horizonte, a equipe minastenista volta a enfrentar o Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor. O time comandado por Cristiano Grama precisa vencer para forçar o terceiro e decisivo jogo da série melhor de três partidas. Se conseguir outro triunfo, a equipe de Contagem será a campeã estadual de 2016.

O jogo

O Minas começou bem, marcando os primeiros dois pontos com uma enterrada do pivô Adriano “Big”. A vantagem dos donos da casa durou até a metade do primeiro quarto, quando o Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor assumiu a liderança e abriu cinco pontos no placar. A equipe minastenista falhava na marcação, mas Cristiano Grama acertou o time, e o Minas empatou o jogo aos seis minutos de partida. Logo em seguida, os visitantes assumiram a liderança, o que durou até o minuto final. Com boas atuações de Christian Panunzio e Matheus Pereira, o Minas fechou o quarto com vitória por 23 a 18.  

O ritmo apresentado pelas equipes no segundo quarto não foi o mesmo. Minas e Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor erravam bastante e não empolgavam quem estava na Arena Minas Tênis Clube. A equipe de Contagem chegou a liderar, mas o Minas encostou. O equilíbrio permaneceu até a saída para o intervalo. Os visitantes venceram o segundo quarto por 16 a 15.

No início do terceiro quarto, o Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor empatou o jogo em 40 a 40. E o que se viu nos minutos seguintes foi muito equilíbrio em quadra. A equipe de Contagem conseguiu pontos importantes nos segundos finais e venceu o quarto por 26 a 21.

O equilíbrio continuou nos últimos dez minutos de jogo. Minas e Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor se alternavam na liderança do placar. O jogo foi ficando cada vez mais emocionante. Quando o relógio marcava 14 segundos para o fim da partida, Wilsinho deixou o Minas com a vantagem de um ponto. Mas, nos cinco segundos finais, Alexandre converteu dois pontos e deu a vitória aos visitantes. O último quarto terminou empatado em 15 a 15, mas o Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor venceu por 75 a 74.

Minas: Wilsinho, Gustavo, Danilo Siqueira, Pedro Macedo e Big. Entraram: Wesley, Christian Panunzio, Matheus Pereira, Victor e Danielzinho. Técnico: Cristiano Grama.

Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor: Alexandre, Thiago, Rafael Oliveira, Wanderson e Alírio. Entraram: Anderson, Raphael, Gedson, João Vicente e Bruno. Técnico: Luiz Martins.

Patrocinador: Decisão Engenharia
Patrocinador: Dotz
Fornecedora de materiais esportivos: 
Ícone 

Fotos: Orlando Bento / Minas Tênis Clube