Minas foi derrotado na estreia da final do Campeonato Mineiro de Basquete 2016 (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)
O Minas lutou muito, mas não conseguiu evitar a derrota na primeira partida da final do Campeonato Mineiro de Basquete 2016. Na noite desta sexta-feira (14/10), na Arena Minas Tênis Clube, o time minastenista foi derrotado pelo Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor por 75 a 74 (18/23, 16/15, 26/21 e 15/15). O jogo marcou a volta dos minastenistas Christian Panunzio e Matheus Pereira, que ficaram afastados por meses e estão recuperados de cirurgias nos joelhos. O Minas não terá um longo período de descanso na série melhor de três jogos do Campeonato Mineiro. Já neste domingo (16/10), às 13h, no Ginásio Só Marcas Outlet, no Bairro Estrela Dalva, em Belo Horizonte, a equipe minastenista volta a enfrentar o Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor. O time comandado por Cristiano Grama precisa vencer para forçar o terceiro e decisivo jogo da série melhor de três partidas. Se conseguir outro triunfo, a equipe de Contagem será a campeã estadual de 2016.
O jogo
O Minas começou bem, marcando os primeiros dois pontos com uma enterrada do pivô Adriano “Big”. A vantagem dos donos da casa durou até a metade do primeiro quarto, quando o Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor assumiu a liderança e abriu cinco pontos no placar. A equipe minastenista falhava na marcação, mas Cristiano Grama acertou o time, e o Minas empatou o jogo aos seis minutos de partida. Logo em seguida, os visitantes assumiram a liderança, o que durou até o minuto final. Com boas atuações de Christian Panunzio e Matheus Pereira, o Minas fechou o quarto com vitória por 23 a 18.
O ritmo apresentado pelas equipes no segundo quarto não foi o mesmo. Minas e Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor erravam bastante e não empolgavam quem estava na Arena Minas Tênis Clube. A equipe de Contagem chegou a liderar, mas o Minas encostou. O equilíbrio permaneceu até a saída para o intervalo. Os visitantes venceram o segundo quarto por 16 a 15.
No início do terceiro quarto, o Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor empatou o jogo em 40 a 40. E o que se viu nos minutos seguintes foi muito equilíbrio em quadra. A equipe de Contagem conseguiu pontos importantes nos segundos finais e venceu o quarto por 26 a 21.
O equilíbrio continuou nos últimos dez minutos de jogo. Minas e Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor se alternavam na liderança do placar. O jogo foi ficando cada vez mais emocionante. Quando o relógio marcava 14 segundos para o fim da partida, Wilsinho deixou o Minas com a vantagem de um ponto. Mas, nos cinco segundos finais, Alexandre converteu dois pontos e deu a vitória aos visitantes. O último quarto terminou empatado em 15 a 15, mas o Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor venceu por 75 a 74.
Minas: Wilsinho, Gustavo, Danilo Siqueira, Pedro Macedo e Big. Entraram: Wesley, Christian Panunzio, Matheus Pereira, Victor e Danielzinho. Técnico: Cristiano Grama.
Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor: Alexandre, Thiago, Rafael Oliveira, Wanderson e Alírio. Entraram: Anderson, Raphael, Gedson, João Vicente e Bruno. Técnico: Luiz Martins.
Patrocinador: Decisão Engenharia
Patrocinador: Dotz
Fornecedora de materiais esportivos: Ícone
Fotos: Orlando Bento / Minas Tênis Clube