Jogão!

Com grande atuação, Minas vence Flamengo na estreia da Copa Avianca



Minas venceu o Flamengo na estreia da Copa Avianca (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)Minas vence o Flamengo na estreia da Copa Avianca (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

A primeira partida do Minas na Copa Avianca já foi para a conta. Na noite desta quarta-feira (25/10), na Arena Minas Tênis Clube, a equipe comandada por Flávio Espiga estreou no torneio preparatório para o Novo Basquete Brasil (NBB) 2017/18. Os mineiros enfrentaram o Flamengo, equipe que faturou quatro das últimas cinco edições do NBB. E a estreia minastenista foi coroada com uma grande vitória. Com o último quarto arrasador, o Minas não deu chances ao Flamengo e presenteou a torcida com o triunfo. Com muita garra, vontade, determinação e entrega de todos os jogadores, a equipe mineira saiu de quadra com a vitória por 90 a 82 (13/17, 19/26, 22/19 e 36/20).

O Minas mostrou que a defesa será um ponto forte na temporada 2017/18. O jogo também marcou a estreia do norte-americano Billy Rush, reforço apresentado na última segunda-feira (23/10). Os minastenistas voltam a jogar pela Copa Avianca já nesta quinta-feira (26/10), quando enfrentam, também na Arena, às 20h30, o Universo/Vitória.

O jogo
O Minas mostrou poder de marcação no início do primeiro quarto. O sistema defensivo foi importante para que os dez minutos iniciais fossem equilibrados. Na parte final, o Flamengo foi melhor e anotou 17/13 na parcial. No segundo quarto, o Flamengo teve bom aproveitamento nos arremessos, o que foi fundamental para que a equipe rubro-negra vencesse por 26/19. Na volta do intervalo, a defesa minastenista melhorou. Evan Roquemore e Billy Rush foram importantes para o Minas e ajudaram a equipe a vencer o quarto por 22/19. No último quarto, o Minas estava em desvantagem, mas encostou no marcador, empatou o jogo e assumiu a liderança do placar. As bolas de três pontos de Jefferson, a força de Evan Roquemore e Billy Rush e os 100% de aproveitamento de Gegê foram fundamentais na virada. O Minas venceu o quarto por 36/20 e fechou o jogo com vitória por 90 a 82.

Jogaram muito
Na vitória do Minas, o coletivo fez a diferença, mas algumas atuações mereceram destaque. Evan Roquemore anotou 23 pontos, cinco rebotes e quatro assistências. Wesley contribuiu com 13 pontos, dois rebotes e três assistências. Gegê atingiu a marca de 13 pontos, três rebotes e quatro assistências. Com Jefferson, o Minas marcou 12 pontos, pegou um rebote e teve mais três assistências. E Billy Rush, estreante da noite, marcou 16 pontos, pegou sete rebotes e deu três assistências.

Com a palavra
“Conversamos muito. Desde o primeiro dia que cheguei, falo que a cara do nosso time é a energia e a defesa. Quando não fazemos isso, falta alguma coisa. Foi isso que aconteceu no segundo quarto. Mas acertamos o que tinha para acertar, fizemos o que estava combinado, e deu tudo certo. Foi esse sucesso aí” – ala/armador Jefferson.

Ficha técnica
Minas: Gegê, Roquemore, Audrei, Teichmann e Wesley. Entraram: Jefferson, Big, Lelê, Rush e Thales. Técnico: Flávio Espiga.
Flamengo: Ramon, Marcelinho, Cubillan, Rhett e JP Batista. Entraram: Marquinhos, Pilar, Arthur Pecos e Humberto Ramos. Técnico: José Neto.

1ª Copa Avianca – 2017

25 de outubro

Vasco 85 x 66 Universo/Vitória – Arena Minas Tênis Clube
Botafogo 63 x 80 Solar/Cearense – Arena Minas Tênis Clube
Minas 90 x 82 Flamengo – Arena Minas Tênis Clube

26 de outubro
16h – Solar/Cearense x Vasco – Arena Minas Tênis Clube
18h15 – Flamengo x Botafogo – Arena Minas Tênis Clube
20h30 – Universo/Vitória x Minas – Arena Minas Tênis Clube

27 de outubro
16h – Botafogo x Vasco da Gama – Arena Minas Tênis Clube
18h15 – Flamengo x Universo/Vitória – Arena Minas Tênis Clube
20h30 – Minas x Solar/Cearense – Arena Minas Tênis Clube

29 de outubro
14h45 – Universo/Vitória x Solar/Cearense – Arena Minas Tênis Clube
17h – Vasco da Gama x Flamengo – Arena Minas Tênis Clube
19h15 – Botafogo x Minas – Arena Minas Tênis Clube

30 de outubro
16h – Solar/Cearense x Minas – Arena Minas Tênis Clube
18h15 – Botafogo x Universo/Vitória – Arena Minas Tênis Clube
20h30 – Minas x Vasco da Gama – Arena Minas Tênis Clube

31 de outubro
14h45 – 5º colocado x 6º colocado – Arena Minas Tênis Clube
17h – 3º colocado x 4º colocado – Arena Minas Tênis Clube
19h15 – 1º colocado x 2º colocado – Arena Minas Tênis Clube

Patrocinador: Life Fitness
Fornecedor de material esportivo: 
Karine Lessa

Fotos: Orlando Bento / Minas Tênis Clube.