Jogão

Com Sosa cestinha, Decisão Engenharia/Minas vence Rio Claro Basquete

Jogão


Decisão Engenharia/Minas e Rio Claro Basquete fizeram um grande jogo na noite desta quarta-feira (23/3), na Arena Minas Tênis Clube, em prtida válida pelo segundo turno do Novo Basquete Brasil (NBB) 2015/16. O time minastenista venceu o duelo por 77 a 72 (22/18, 21/15, 18/20 e 16/19) e segue em busca de uma melhor posição nos playoffs da atual temporada do NBB. Uma partida que teve de tudo. Quem esteve na Arena viu vantagem confortável cair pela metade, Isaac Sosa ser o cestinha com 26 pontos, empate do Rio Claro Basquete a um minuto do fim e cesta de três pontos do armador Henrique Coelho quando o relógio marcava apenas 37 segundos para o término do jogo. Na noite desta quarta, diferentemente do que aconteceu em outros jogos do NBB 2015/16, o Decisão Engenharia/Minas não mostrou desespero e conseguiu vencer o duelo no último minuto. “Dos últimos dez jogos que tivemos, este é o quinto que foi para ser decidido no minuto final. É um time formado por jovens, que às vezes tomam decisões precipitadas. Mas hoje foi diferente, tivemos a calma para tomar boas decisões. Mérito também do Henrique (Coelho), um cara que treina muito, se dedica bastante nos treinamentos. O lance dele mostra que o treino vale a pena, é só ter paciência para esperar a hora, porque ela vai chegar”.

Agora, o Decisão Engenharia/Minas já pensa no novo desafio que terá pelo NBB. No domingo (27/3), às 11h, fora de casa, enfrenta o Flamengo.

O jogo

Quando a partida começou, o Decisão Engenharia/Minas teve a posse da bola, mas não conseguiu transformar as primeiras investidas no ataque em pontos. Assim, o Rio Claro Basquete saiu na frente e liderou o placar até os cinco minutos de jogo, quando o time minastenista empatou o confronto em 7 a 7. A partir deste momento, os mineiros assumiram a liderança no placar e conseguiram impor o ritmo de jogo. Com grande atuação de Sosa, que marcou 11 pontos nos primeiros dez minutos da partida, o Decisão Engenharia/Minas fechou o quarto vencendo por 22 a 18.

A equipe minastenista começou o segundo quarto com o mesmo desempenho que teve no primeiro. Com uma defesa sólida e bom aproveitamento no ataque, o time comandado por Cristiano Grama abriu vantagem de 13 pontos. Entretanto, o Decisão Engenharia/Minas cometeu alguns erros e viu o Rio Claro Basquete encostar. Nesse momento, apareceu, mais uma vez, a figura de Isaac Sosa. O ala/armador Sosa, que registrou 12 pontos em 12 tentados, ajudou o time a ir para o intervalo com vitória parcial por 21 a 15.

No terceiro quarto, o Decisão Engenharia/Minas começou melhor. Benzor Simmons se destacou com oito pontos (100% de aproveitamento), dois rebotes, uma roubada de bola e um toco espetacular. Léo Demétrio levantou a torcida com uma enterrada de costas. Mesmo assim, o Rio Claro foi melhor e fechou o quarto com vitória por 20 a 18.  

O Decisão Engenharia/Minas iniciou os últimos dez minutos de jogo em desvantagem. Enquanto os minastenistas tinham marcado apenas dois pontos, o Rio Claro já somava seis. A vantagem minastenista continuou, mas os visitantes empataram, em 68 a 68, a um minuto do fim. Então, os mineiros trabalharam a bola até ela chegar nas mãos do armador Henrique Coelho, que mandou um arremesso certeiro de três pontos. Nos segundos finais, o time ainda converteu lances livres. Mesmo com a derrota por 19 a 16 no quarto, o Decisão Engenharia/Minas venceu o confronto por 77 a 72.   

Decisão Engenharia/Minas: Simmons, Shilton, Léo Demétrio, Sosa e Danilo Siqueira. Entraram: Henrique Coelho, Big, Pedro Macedo e Patrick Carioca. Técnico: Cristiano Grama.

Rio Claro Basquete: Vinicius, Tatu, Dedé, Gui Deodato e Teichmann. Entraram: Caio, Atílio, Pastor, Daniel Alemão e Nicolas. Técnico: Dedé Barbosa.

Árbitros: Marcos Benito, Davi de Souza e Emanuel Pereira.

Público: 236 torcedores

Fotos: Orlando Bento.

Novo Basquete Brasil – 2º turno

12/1 – Decisão Engenharia/Minas (70 x 83) Pinheiros – Arena Minas Tênis Clube 
14/1 – Decisão Engenharia/Minas (77 x 67) Banrisul/Caxias do Sul Basquete – Arena Minas Tênis Clube  
27/1 – Franca Basquete (80 x 79) Decisão Engenharia/Minas – Franca (SP) 
29/1 – Paschoalotto/Bauru (94 x 81) Decisão Engenharia/Minas – Bauru (SP) 
3/2 – Decisão Engenharia/Minas (79 x 83) Universo/Vitória – Arena Minas Tênis Clube  
5/2 – Decisão Engenharia/Minas (61 x 75) Solar Basquete Cearense – Arena Minas Tênis Clube 
19/2 – São José Basketball (59 x 89) Decisão Engenharia/Minas – São José dos Campos (SP) 
24/2 – Decisão Engenharia/Minas (76 x 82) Paulistano/Corpore – Arena Minas Tênis Clube  
26/2 – 19h30 – Decisão Engenharia/Minas (57 x 70) Liga Sorocabana – Arena Minas Tênis Clube  
3/3 – 20h – Mogi das Cruzes/Helbor (71 x 64) Decisão Engenharia/Minas – Mogi das Cruzes (SP) 
11/3 – 20h – Macaé Basquete (60 x 74) Decisão Engenharia/Minas – Macaé (RJ) 
23/3 – 20h – Decisão Engenharia/Minas (77 x 72) Rio Claro Basquete – Arena Minas Tênis Clube 
27/3 – 11h – Flamengo/Sky x Decisão Engenharia/Minas – Rio de Janeiro (RJ) 
29/3 – 20h – Decisão Engenharia/Minas x UniCEUB/BRB/Brasília – Arena Minas Tênis Clube

Patrocinador: Decisão Engenharia  
Patrocinador: Pif Paf Alimentos  
Patrocinador: Tial 
Fornecedora de materiais esportivos: Ícone