Início promissor

Dominante em quadra, Minas estreia com vitória no NBB 2016/17



Minas estreou com grande vitória no NBB 2016/17 (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)Minas estreia com grande vitória no NBB 2016/17 (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

O resultado foi espetacular para o Minas. Na noite desta terça-feira (8/11), na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, a equipe minastenista estreou com vitória no Novo Basquete Brasil (NBB) 2016/17. Diante de 521 torcedores, que empurraram e vibraram com a equipe em todos os momentos do confronto, o Minas venceu o Caxias do Sul por 83 a 63 (21/14, 16/21, 20/15 e 26/13). Um grupo que treina junto há apenas dez dias conquistou um resultado expressivo. Erros aconteceram, mas o resultado da partida é promissor e faz o Minas acreditar em uma grande campanha na atual edição do NBB. Adriano “Big” anotou um duplo-duplo (dez pontos e dez rebotes), Scott Rodgers foi cestinha do confronto (19 pontos, dois rebotes e seis assistências), e Drew Maynard teve uma estreia com a camisa do Minas para guardar na memória (18 pontos, seis rebotes e três assistências). E os destaques não param por aí. Danilo Siqueira esteve bem em quadra, Wesley jogou firme na defesa e no ataque, e Alexandre mostrou que o time está bem servido de armadores.

O jogo também mostrou que Cristiano Grama trabalhou muito com a equipe. Foram apenas dez dias de treino com um elenco que ainda se conhece. “Tivemos altos e baixos, mas isso é normal para um time que começou a treinar há dez dias. Mas mostramos que podemos rodar todo mundo. No último quarto, o time deles estava mais cansado. Foi aí que sobramos. Estamos bem fisicamente. Esperamos que o rodízio possa ser um diferencial. Temos uma qualidade ofensiva muito boa e vamos continuar com grande pegada defensiva”, comentou o treinador.

Com 19 pontos, Scott Rodgers foi o cestinha da partida (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)Com 19 pontos, Scott Rodgers é o cestinha da partida (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

Estreante da noite, o ala/pivô Drew Maynard gostou do que o Minas apresentou em quadra. Ele reconheceu que a equipe precisa melhorar em alguns aspectos, mas sabe que o time pode evoluir na competição. “Tivemos muita coisa nesse jogo. Temos caras novas, temos aprendido coisas novas. Em alguns momentos, ficamos atrás, mas o que fizemos hoje foi muito bom. Fizemos pontos, grandes jogadas e mostramos que temos potencial. Temos que melhorar na defesa, nos rebotes, mas mostramos que somos um time grande e podemos conseguir isso. É trabalhar duro e ficar unidos”, disse o camisa 32.

O Minas não tem tempo para descanso e voltar a jogar já nesta quinta-feira (10/11), às 19h, também na Arena Minas Tênis Clube, quando recebe o Vasco da Gama.

Festa para o torcedor

Quem esteve na Arena acompanhou várias ações promocionais. Vídeos interativos e produzidos, além de iluminação especial, revelaram o time ao torcedor. Além disso, no intervalo, o público acompanhou uma apresentação circense, que agradeou a todos. A mascote Max animou a torcida, que também aproveitou as câmeras interativas. A Kiwi Sucos, parceira do Minas, participou das ações.

O jogo

Os visitantes foram os responsáveis pela inauguração do placar. Arthur fez os primeiros três pontos do Caxias do Sul e do jogo. O Minas não perdeu tempo e respondeu com uma bola de dois pontos de Pedro Macedo. Em seguida, Drew Maynard virou para o time minastenista. O Caxias não se intimidou, voltou a marcar e assumiu a liderança. Mas, após a metade do primeiro quarto, o Minas acertou a marcação e aproveitou os momentos que teve no ataque. Com boa participação do armador Scott Rodgers, o Minas fechou o quarto em 21/14.

O início do segundo quarto não foi tão animador quanto os primeiros dez minutos de jogo. As equipes cometeram muitos erros em todos os setores da quadra. O Caxias do Sul foi quem primeiro conseguiu resolver seus problemas. Por causa dos erros do Minas, os visitantes fecharam o segundo quarto em 21/16.

Drew Maynard teve grande estreia com a camisa do Minas (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)Drew Maynard teve grande estreia com a camisa do Minas (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

Na volta do intervalo, o Caxias assumiu a liderança do confronto com uma bola de três pontos. Nada que deixasse o Minas intimidado. A equipe da casa respondeu com uma cravada de Adriano “Big”. A partir deste momento, o equilíbrio tomou conta da partida. Os times se alternaram na liderança do placar. Com o jogo muito disputado, Drew Maynard, Alexandre Pinheiro e Scott Rodgers trataram de tranquilizar as coisas para o lado mineiro. Com boa atuação nos segundos finais, o Minas venceu por 20/15.

O Minas não deu chances ao azar no último quarto. Firme na defesa e com inteligência no setor ofensivo, não permitiu que o adversário encostasse no placar. Venceu o quarto por 26/13 e a partida por 83/63.

Minas: Scott Rodgers, Danilo Siqueira, Pedro Macedo, Drew Maynard e Big. Entraram: Wesley, Mosso, Christian Panunzio, Rafael Oliveira e Alexandre. Técnico: Cristiano Grama. Caxias do Sul: Vinícius, Guto, Dida, Stabile e Arthur. Entraram: Rech, Douglas, Marcão, Buboltz e Marcão. Técnico: Rodrigo Barbosa. Público: 521 torcedores.

Novo Basquete Brasil (NBB) – Primeiro turno

8/11 – Minas (83 x 63) Caxias do Sul – Arena Minas Tênis Clube

10/11 – 19h – Minas x Vasco da Gama – Arena Minas Tênis Clube
15/11 – 20h30 – Solar/Basquete Cearense x Minas – Fortaleza (CE)
17/11 – 21h – Universo/Vitória x Minas – Salvador (BA)
24/11 – 20h – Liga Sorocabana x Minas – Sorocaba (SP)
26/11 – 18h – Paulistano x Minas – São Paulo (SP)
2/12 – 19h – Minas x EC Pinheiros – Arena Minas Tênis Clube
13/12 – 19h – Minas x Campo Mourão – Arena Minas Tênis Clube
15/12 – 19h – Minas x Mogi das Cruzes/Helbor - Arena Minas Tênis Clube
20/12 – 20h – Bauru Basket x Minas – Bauru (SP)
22/12 – 20h10 – Franca x Minas – Franca (SP)
7/1 – 18h – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Minas – Brasília (DF)
10/1 – 19h – Minas x Macaé – Arena Minas Tênis Clube
12/1 – 19h – Minas x Flamengo – Arena Minas Tênis Clube

Patrocinador: Dotz
Patrocinador: Kiwi Sucos
Fornecedora de materiais esportivos: Ícone

Fotos: Orlando Bento / Minas Tênis Clube