Final mineira!

Fiat/Minas supera o EMS Taubaté e vai à decisão da Copa Brasil



Lages (SC) - O Fiat/Minas está na decisão da Copa Brasil. Na noite desse sábado, em Lages (SC), o time mineiro jogou muito e superou o forte EMS Taubaté Funvic, por 3 sets a 2. As parciais do jogo foram 34/32, 20/25, 20/25, 25/22 e 15/9. A defesa minastenista fez a diferença na partida e parou o ataque paulista. No setor ofensivo, o central Flávio foi o destaque minastenista, com 17 pontos. Davy e Honorato marcaram 16 pontos cada e Cledenilson somou 12 pontos na vitória, que garantiu o time minastenista na final da competição nacional. A decisão será mineira, e o Fiat/Minas vai enfrentar, neste domingo (27/1), às 19h30, o Sada Cruzeiro, que venceu o Copel Telecom Maringá (3 a 1). O Sportv transmite a disputa do título.

Equipe minastenista fez um belo jogo e está na decisão (foto: Nilton Wolff)Equipe minastenista fez um belo jogo e está na decisão (foto: Nilton Wolff)

O técnico Nery Tambeiro comemorou muito a vitória e destacou a vontade da jovem equipe minastenista. Foi um jogo muito disputado, onde nós nos superamos em muitos momentos. Do outro lado, estava uma equipe que foi montada para ser campeã de tudo, com vários atletas de seleção brasileira e de seleção argentina. Nós, com a garotada, conseguimos botar frente e sair daqui com a vitória. Então, fico muito feliz pelo espírito aguerrido e isso mostra que estamos no caminho certo. É claro que tivemos muitos erros, mas conseguimos colocar a cabeça no lugar, voltar para o jogo e buscar a vitória. Isso também mostra que a equipe tem espírito de vencedor e que sempre vai correr atrás. O que faltar na técnica, vai ter que sobrar na vontade e, por isso, eu acho que a gente venceu hoje”, destacou o treinador minastenista.

A semifinal...
O primeiro set do jogo foi muito emocionante. As duas equipes estiveram muito seguras em suas defesas e quase não tiveram erros. Até o décimo ponto, os dois times se revezaram na liderança. Muito tranquilo e consistente, o Fiat/Minas conseguiu abrir vantagem (14/11), após boas viradas de bola de Flávio, Cledenilson e Bob. O time permaneceu à frente até a reta final, quando a equipe paulista voltou a equilibrar o jogo (21/21). O Taubaté passou à frente (23/21), mas os minastenistas encostaram de novo. As equipes passaram, então, a forçar o saque e duelo ficou muito emocionante. O técnico Nery Tambeiro chamou a atenção da sua defesa e a estratégia adotada pelo Fiat/Minas deu certo. Com boa troca de passes e consistente no ataque, o time minastenista fechou o set, após ataque forte do central Flávio: 34 a 32.

No segundo set, o Taubaté começou melhor e abriu vantagem (8/4). O Fiat/Minas equilibrou bem o jogo e, em certos momentos, chegou a encostar no placar, mas, em outros, cometeu alguns erros na recepção. Com isso, o Taubaté conseguiu empatar a partida: 25/20.

No terceiro set, o time paulista esteve melhor. O Fiat/Minas tentou de todas as formas, mas a defesa adversária conseguiu segurar o ataque mineiro, que não conseguiu repetir o ritmo do primeiro set. Assim o Taubaté virou o placar da partida: 25/20.

No quarto set, a história foi diferente. O Fiat/Minas se acertou no bloqueio de Marlon, Flávio e Honorato. O líbero Maique defendeu tudo no fundo de quadra e o ataque também melhorou. Com boas viradas de bola de Davy e Cledenilson, o Fiat/Minas abriu vantagem (18/15). Os minastenistas conseguiram manter o ritmo até o fim e venceram a parcial: 25/22.

O tie-break não poderia ser diferente. Os dois times atuaram de forma agressiva no ataque e as defesas estiveram bem seguras. O Fiat/Minas trocou de lado na quadra à frente no placar (8/7). Na raça, o time se equilibrou. O bloqueio funcionou e segurou o ataque do adversário. No fim, melhor em quadra, o Fiat/Minas eliminou o Taubaté e está na final da Copa Brasil: 15/9.

O central Flávio disse que o time teve muita atitude no jogo. Para ele, a vontade da equipe falou mais alto. “Um jogo muito equilibrado e disputado no ponto a ponto em vários momentos. Realmente um jogo digno de semifinal. Os dois times tinham potencial para chegar à final. A partida foi decidida nos detalhes, na força de vontade, na garra e no comprometimento do nosso grupo. O time fez a diferença nos últimos dois sets, ou a gente ganhava ou a gente voltava para a casa. Levantamos a cabeça e nos reerguemos em quadra. Hoje, nós tivemos atitude e, por isso, saímos com a vitória”, avaliou Flávio.

Ação solidária
Consternados com os problemas causados pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho (MG), os jogadores do Fiat/Minas e membros da comissão técnica entraram em quadra com um laço preto na camisa, ao lado do escudo do Minas Tênis Clube, simbolizando luto pelas vítimas da tragédia dessa sexta-feira.

Ficha técnica

Fiat/Minas: Marlon, Roque, Flávio, Cledenilson, Bob, Honorato e Rogerinho (líbero). Entraram: Maique, Winck, Davy e Piá. Técnico: Nery Tambeiro.
EMS Taubaté Funvic: Vissoto, Raphael, Lucarelli, Douglas, Atos e Thales (líbero). Entraram: Lucão, Abouba e Uriarte. Técnico: Daniel Castellani.
Árbitros: Paulo Beal e Carlos Eduardo Silva, ambos de Santa Catarina.

Copa Brasil – Semifinais
Jogo 5 – 26/1 – Sada Cruzeiro (3 X 1) Copel Telecom Maringá - Lages (SC) – SPORTV
Jogo 6 – 26/1 – Fiat/Minas (3 X 2) EMS Taubaté Funvic - Lages (SC) – SPORTV

Final
Jogo 7 – 27/1 – 19h30 – Sada Cruzeiro x Fiat/Minas – Lages (SC) – SPORTV


Patrocinador: Fiat

Patrocinador: Newton Paiva

Patrocinador: Hermes Pardini
Fornecedor de Material Esportivo: Rainha 

 

Siga as redes sociais oficiais do Vôlei do Minas:
Facebook: /mtcvolei
Instagram: 
@mtcvolei

 Fotos: Nilton Wolff