Encontro de Museus

CCMTC sedia encontro sobre a segurança dos Museus de Minas Gerais

Encontro de Museus


O Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) sediará, de amanhã até sexta-feira (11 a 13/9), o 12° Encontro Estadual de Museus, que tem como tema “Segurança nos Museus”. As mesas redondas, reuniões e debates acontecerão nas Salas Multimeios. Na abertura do evento, nesta quarta-feira, às 9h15,  com a presença do com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, será assinado o Termo de Reciprocidade entre a Secult e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que estabelece como diretriz o registro de todos os equipamentos de museus do estado no Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG), fortalecendo as políticas públicas de segurança em nível regional.

O tema do encontro surgiu devido ao incêndio ocorrido há um ano no Museu Nacional do Rio de Janeiro. A tragédia acabou por despertar o alerta para as situações dos equipamentos que guardam a memória e a cultura do país. O encontro busca apresentar ao público discussões sobre o contexto museológico contemporâneo, afirmando-se como um fórum de debate para o crescimento de instituições ligadas à preservação da cultura e da memória.

Para a diretora de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Ana Werneck, o Encontro ganha força com a parceria entre a Secult e o IBRAM, e também com a ocupação do Centro de Memória do Minas Tênis Clube, que este ano passou a fazer parte do Circuito Liberdade e também é certificado pelo IBRAM. “A participação do Ibram, trazendo oficinas de gestão de riscos, planejamento e elaboração de planos de segurança museais engrandece o evento. Nossa perspectiva é ampliar esse trabalho conjunto para garantir ainda mais eficiência para a preservação de nossos museus. Fazer o evento no Minas Tênis Clube nos dá uma imensa satisfação, pois o espaço é um marco para a cultura mineira”, pontua Ana.

Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG), coordenado pela Diretoria de Museus (Dimus), o encontro é voltado para gestores, técnicos de museus e demais instituições, profissionais da área museológica, pesquisadores, estudantes e afins. Inscrições gratuitas no link https://forms.gle/AYSWxQCf98aUpVcBA.

Confira a programação aqui: