Encerrado

Por unanimidade, equipes optam pelo cancelamento do NBB 2019/20



(Foto: Uarlen Valério / Minas Tênis Clube)(Foto: Uarlen Valério / Minas Tênis Clube)

Pela primeira vez na história do Novo Basquete Brasil (NBB), uma temporada da principal competição nacional da modalidade termina sem campeão conhecido. Nessa segunda-feira (4/5), em assembleia realizada por videoconferência, as equipes que disputam o NBB optaram pelo cancelamento da temporada 2019/20. 

Segundo a Liga Nacional de Basquete (LNB), havia um projeto que poderia viabilizar o retorno da disputa do NBB nos próximos meses. Porém, como a Covid-19, classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia, impacta os estados brasileiros de maneira diferente, as equipes concluíram que a melhor decisão para preservar a saúde dos profissionais envolvidos no NBB seria cancelar a competição.

Apesar da temporada 2019/20 terminar sem um campeão, a colocação das equipes na fase classificatória permanece a mesma. O Minas ficou na quarta posição, com 65,45% de aproveitamento. Foram 26 jogos disputados, somando 17 vitórias e nove derrotas. Ao lado dos minastenistas estavam Flamengo (em primeiro, com 87,5% de aproveitamento), Sesi Franca (segundo colocado, com 80%) e São Paulo (na terceira posição, com 76,9% de aproveitamento).

Os clubes decidiram pela manutenção da classificação para definir quais os times irão representar o Brasil nas competições internacionais da próxima temporada. Porém, Baskteball Champions League Americas e Liga Sul-Americana ainda não divulgaram os regulamentos das próximas edições e quantas equipes brasileiras serão convidadas para cada competição.

Na temporada 2019/20, o Minas teve entre os destaques o ala/armador Leandrinho, que terminou a competição com cestinha do NBB, com média de 20,1 pontos por partida.

Patrocinador: CVC
Patrocinador: Quatree
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Coleguium
Apoio: 
O2 Lavanderia

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: 
/mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete