Emocionante

Decisão Engenharia/Minas vence o Pinheiros no primeiro jogo



O Decisão Engenharia/Minas saiu na frente no primeiro duelo do playoff melhor de cinco do Novo Basquete Brasil (NBB). Jogando em casa e empurrado do início ao fim pelos 846 torcedores, o time do técnico Cristiano Grama derrotou o Pinheiros por 83 a 79, em um jogo equilibrado e muito emocionante. As parciais da partida, realizada nesta segunda-feira, na Arena Minas Tênis Clube, foram 17/16, 23/18, 16/30 e 27/15. O ala Sosa foi o minastenista com maior eficiência no ataque e anotou 23 pontos.

O porto-riquenho Sosa foi o maior pontuador do Decisão Engenharia/Minas, com 23 pontos / Foto: Orlando BentoO porto-riquenho Sosa foi o maior pontuador do Decisão Engenharia/Minas, com 23 pontos / Foto: Orlando Bento

Agora, mineiros e paulistas fazem dois jogos seguidos em São Paulo. O primeiro encontro entre as equipes será nesta quinta-feira (7/4), às 21h. No sábado (9/4), os times voltam a se enfrentar, às 19h15. Se preciso for, Decisão Engenharia/Minas e Pinheiros fazem o quarto jogo da série em Belo Horizonte, no dia 12/4, às 19h.

Com a vantagem nos playoffs, o técnico minastenista elogiou o poder de reação da equipe, que venceu o primeiro tempo e esteve em desvantagem no terceiro quarto. “A gente sabe que a série será assim, muito equilibrada. São duas grandes equipes e prometem lutar até o fim. Tivemos frieza no momento certo, nosso time não tem uma média favorável em lances livres, mas conseguimos equilibrar e não erramos nos momentos decisivos, isso é um mérito para o nosso time. Parabenizo a equipe pela atuação e fizemos bem o dever de casa. Agora é buscar fazer dois bons jogos lá dentro do Pinheiros”, avaliou Cristiano Grama.

Bola em jogo
O Decisão Engenharia/Minas fez um primeiro tempo incontestável. Com muito equilíbrio em quadra, a equipe minastenista se impôs no ataque e defendeu como pôde para fechar a primeira parcial na frente: 17 a 16. No segundo quarto, o ataque minastenista foi ainda melhor. Shilton foi o homem dos rebotes no primeiro tempo. Foram oito, no total, o que contribuiu para a equipe ir para o vestiário com a vantagem no placar: 40 a 34 (23/18).

Os minastenistas voltaram para a quadra desatentos. A defesa falhou em determinados momentos e os paulistas souberam aproveitar os erros para virar o placar e abrir vantagem no terceiro quarto: 56 a 64 (16/30). O último quarto foi muito emocionante. O Decisão Engenharia/Minas foi para cima dos adversários e diminuiu a diferença. Faltando menos de um minuto para o cronometro zerar, uma explosão nas arquibancadas da Arena MTC. O time empatou o jogo e virou o placar depois que Henrique Coelho recebeu uma falta dura de Bennett. Como o Pinheiros já tinha estourado no número de faltas, o armador minastenista converteu os três lances livres que teve direito. A partir daí os paulistas se desesperam e tentaram a todo custo reverter o placar. O técnico minastenista pediu calma a seus comandados que, apoiados pela torcida, tiveram frieza e souberam administrar a vitória. Placar final 83 a 79 (27/15).

O pivô Shilton anotou 13 rebotes no jogo. Ele acredita que os outros duelos contra o Pinheiros serão ainda mais equilibrados, mas o time está empenhado para conquistar os resultados. “Sabíamos que não seria fácil. Esperamos jogos difíceis e sabemos que, para avançar, temos que vencer três jogos. Hoje demos o primeiro passo, ainda estamos longe de conseguir algo a mais, mas o importante é que a gente vem numa crescente. Estamos trabalhando para melhorar jogo a jogo e hoje conseguimos fazer um bom resultado. Seguimos com os pés no chão e vamos em busca de novos resultados”, comentou o capitão minastenista.

Quem esteve presente na Arena Minas Tênis Clube, nesta segunda-feira, acompanhou, além de um grande jogo, várias interações com a torcida. O Minas caprichou na organização do evento e distribuiu brindes, camisas oficiais e muito mais. A Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte também animou a festa na Arena da Rua da Bahia.

Decisão Engenharia/Minas: Big, Coelho, Léo Demétrio, Pedro Macedo e Siqueira. Entraram: Carioca, Big, Shilton, Sosa e Ansaloni. Técnico: Cristiano Grama.
Pinheiros: Holloway, Bennett, Lucas Dias, Renan e Mineiro. Entraram: Scaglia, Morro, Andrezão, Georginho, Humberto, Léo Bispo. Técnico: César Máximo Guidetti.
Árbitros: Fernando Serpa Olibeira (RS), Fábio Kover (SP) e Gregório Aguiar Lelis (MG).
Público: 846 torcedores.

Fotos: Orlando Bento/MTC

Novo Basquete Brasil (NBB)
4/4 – Decisão Engenharia/Minas (83 x 79) Pinheiros – Arena Minas Tênis Clube – Sportv
7/4 – 21h – Pinheiros x Decisão Engenharia/Minas – São Paulo (SP) – Transmissão pela Web (lnb.com.br)
9/4 – 19h15 – Pinheiros x Decisão Engenharia/Minas – São Paulo (SP) – Sportv 
12/4 – 19h – Decisão Engenharia/Minas x Pinheiros – Arena Minas Tênis Clube – Transmissão pela Web (lnb.com.br) – se necessário
15/4 – 19h – Pinheiros x Decisão Engenharia/Minas – São Paulo (SP) – Sportv – se necessário

Patrocinador: Decisão Engenharia
Patrocinador: Pif Paf Alimentos  
Patrocinador: 
Tial
Fornecedora de materiais esportivos: Ícone