Em segundo

Minas perde mais uma e fica com o vice do Mineiro de Basquete



Minas ficou com o vice-campeonato do Mineiro de Basquete 2016 (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)Minas fica com o vice-campeonato do Mineiro de Basquete 2016 (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

Não deu para o Minas no Campeonato Mineiro de Basquete 2016. Na tarde deste domingo (16/10), no Ginásio Só Marcas Outlet, no Bairro Estrela Dalva, em Belo Horizonte, o time minastenista foi derrotado pelo Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor por 68 a 61 (15/17, 22/15, 12/13, 19/16) e ficou com o vice-campeonato da competição
estadual. A final foi disputada em uma série melhor de três partidas. O Minas precisava vencer neste domingo para forçar o terceiro e decisivo jogo, que seria disputado na terça-feira, na Arena Minas Tênis Clube. Rafael Oliveira, ex-Minas e que jogou o Campeonato Mineiro pelo Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor, foi eleito o melhor jogador da final. O técnico minastenista Cristiano Grama venceu o prêmio de melhor treinador da competição. Agora, o Minas se concentra na próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB), que começa a ser disputado em novembro.

O jogo

Os primeiros pontos do confronto foram marcados por Wanderson, que, com um arremesso de três pontos, deixou o Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor em vantagem. Logo em seguida, o Minas reagiu com uma bandeja de Adriano “Big”. Aproveitando os erros da marcação minastenista, os donos da casa aumentaram a pontuação que tinham no placar. Quando o Minas estava com dificuldades, Cristiano Grama mandou o pivô Wesley para o jogo. O camisa 13 foi decisivo, pegando rebotes importantes, pontuando e ajudando o Minas a vencer o primeiro quarto por 17 a 15.

Nos primeiros minutos do segundo quarto, o time minastenista errava na defesa e tinha baixo aproveitamento no ataque. A situação só mudou após cinco minutos de partida, quando o Minas conseguiu acertar seu jogo e pressionar o adversário. A final seguia equilibrada, mas o Contagem conseguiu ter bom desempenho em momentos importantes e venceu o segundo quarto por 22 a 15.

A volta do intervalo não foi nada boa para o Minas. Nervoso em quadra, o time permitiu que o Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor abrisse vantagem de 11 pontos no placar. Aos poucos, a equipe foi se acertando. O Minas, porém, mesmo vencendo o terceiro quarto, por 13 a 12, ainda estava em desvantagem na somatória das parciais.

Dessa forma, a única estratégia que o Minas tinha era ser muito agressivo no ataque. A jovem equipe minastenista lutou bastante e não desistiu em nenhum momento, mas não conseguiu assumir a liderança do placar nos dez minutos finais de jogo. O Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor venceu o quarto por 19 a 16, a partida por 68 a 61 e conquistou o Campeonato Mineiro de Basquete 2016.

Minas: Wilsinho, Christian, Danilo Siqueira, Pedro Macedo e Adriano “Big”. Entraram: Wesley, Gustavo, Danielzinho e Matheus Pereira. Técnico: Cristiano Grama. Vilma/Contagem Towers/Boreda/Emifor: Alexandre, Thiago, Rafael, Wanderson e Alírio. Entraram: Anderson, Raphael, Gedson, João Vicente e Bruno. Técnico: Luiz Martins. Árbitros: Davi Geovane, Karla Diniz e Uerlem Santos.

Patrocinador: Decisão Engenharia
Patrocinador: Dotz
Fornecedora de materiais esportivos: 
Ícone

Fotos: Orlando Bento / Minas Tênis Clube