É campeão!

Itambé/Minas vira para cima do Praia Clube e conquista a Copa Brasil 2019

É campeão!


A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, entrou para a história do Itambé/Minas. Em terras gaúchas, a equipe mineira sagrou-se campeã da Copa Brasil em uma final emocionante contra o Dentil/Praia Clube. Na noite desse sábado, no ginásio do Perinão, a equipe de Uberlândia começou o jogo melhor, venceu o primeiro set (25/16), mas se esfriou, viu a equipe minastenista vencer os três sets seguintes (25/20, 25/21 e 25/18) e conquistar o campeonato nacional pela primeira vez. Com mais um show de Natália, Gabi e Bruna Honório, que marcaram, respectivamente, 20, 19 e 17 pontos, o time subiu ao alto do pódio e leva para Belo Horizonte o troféu de campeão. O desembarque no Aeroporto Internacional de Confins será no início da noite deste domingo (3/2).

Sem tempo para descansar, o Itambé/Minas já volta à quadra nesta terça-feira (5/2), às 21h, quando recebe, na Arena Minas Tênis Clube, o Pinheiros, pela quarta rodada do segundo turno da Superliga Feminina Cimed.

A capitã Carol Gattaz comemorou muito a conquista da Copa Brasil e disse que a equipe está se superando a cada jogo. “A gente sabe das dificuldades ao longo desta temporada. Está sendo muito desgastante para nós, jogos seguidos, várias competições, o calendário muito apertado, mas nada disso tira o nosso fôlego. Estamos tirando forças do fundo e todas as atletas estão contribuindo para que as vitórias cheguem. Hoje, mais uma vez, nos superamos, fizemos um primeiro set muito abaixo e conseguimos nos reerguer, fazer uma boa apresentação e conquistar esse título que é muito importante para nós, para o Clube e para o nosso novo patrocinador, a Itambé”, comentou a capitã minastenista.

O técnico Stefano Lavarini avaliou a competição, disse que o Minas tem sido um time muito aguerrido e que, ainda, fará bonito na sequência da temporada. “O jogo contra o Fluminense, nas quartas de final, variamos muito, com momentos bons e momentos ruins, mas conseguimos nos superar e passar para próxima fase. O jogo de ontem, contra o Osasco, também não foi muito bom. Muito nervosismo, muitos erros e, mais uma vez, nos superamos. Nós queríamos muito esse troféu e estamos crescendo ao longo dessa temporada. Hoje, contra o Praia, o nosso adversário começou atacando muito melhor que a gente e a nossa defesa não funcionou. Méritos para o Praia, que conseguiu fazer o seu jogo. Depois, conseguimos nos acertar e fazer o nosso jogo. As meninas cresceram, foram muito aguerridas e ganhamos mais confiança. Enfim, grande resultado e as meninas foram fantásticas, mais uma vez. O nosso time é muito aguerrido e vem se superando a cada jogo”, ressaltou o treinador minastenista.

Stefano Lavarini:Stefano Lavarini: "O nosso time é muito aguerrido e vem se superando a cada jogo" (Foto: Rodrigo Ziebell-CBV)

A decisão...
O duelo desse sábado foi muito disputado. Itambé/Minas e Dentil/Praia Clube representaram muito bem Minas Gerais e mostrou a força da modalidade no estado. Desde o início, as duas equipes mediram forças e usaram estratégias parecidas de saque e contra-ataques. O primeiro set começou bastante equilibrado, com ambos os lados se revezando na liderança do placar. As minastenistas tiveram algumas falhas na defesa, o que acabou prejudicando o time. Do outro lado, o Praia teve uma consistência melhor no ataque e no bloqueio e, assim, abriu 1 a 0: 25/16.

Para o segundo set, o Itambé/Minas se acertou. Os times começaram a parcial de formas distintas. O Praia tentou se defender e as minastenistas foram ao ataque, com Bruna Honório e Gabi pelas extremidades. O bloqueio de Mara, Gattaz e Natália funcionou melhor e, aos poucos, o time abriu vantagem (14/10). A equipe da capital mineira manteve o ritmo acelerado no ataque e ampliou a vantagem (17/12). Com dois bloqueios seguidos de Natália, o Minas chegou ao 19º ponto (19/12). Na reta final, o Minas administrou o placar e contou, ainda, com bons saques da ponteira Georgia. Com muita força no bloqueio e no ataque, o time deixou tudo igual na decisão: 25/20.

O Itambé/Minas voltou para o terceiro set com a mesma pegada e abriu vantagem logo no início (6/3). O Praia buscou equilibrar a partida, mas as minastenistas mantiveram à frente do placar, com boas viradas de bola de Honório e Gattaz (12/8). O adversário se acertou, encostou no placar (19/19) e deixou a decisão ainda mais tensa. O técnico Stefano Lavarini parou o jogo e orientou as suas comandadas. A ação surtiu efeito e o time deslanchou, abrindo quatro pontos de vantagem (23/19). A equipe de Uberlândia (MG) buscou o placar, mas não conseguiu. No fim, com uma pancada de Mara, pelo meio, o Itambé/Minas virou o jogo: 25/21.

No quarto set, o Itambé/Minas dominou geral. Desde o início, equipe esteve à frente, com bom ataque de Bruna e Gabi e o bloqueio de Gattaz, Mara e Macrís ou Natália. O time abriu quatro pontos de vantagem (9/5). A equipe manteve a consistência no setor ofensivo e conseguiu, aos poucos, ampliar a vantagem (13/8). Sem se abater, o Praia foi ao ataque, mas foi parado pelo bloqueio minastenista, que virou um paredão. Assim, o time minastenista ampliou o placar (17/11). A partir daí, o time foi na empolgação, mas manteve a postura aguerrida em quadra e fechou o jogo para ser campeão pela primeira vez da Copa Brasil Feminina (25/18).

A campanha
O Itambé/Minas fez uma excelente competição. Após garantir a segunda colocação no primeiro turno da Superliga, o time enfrentou o Fluminense, sétimo colocado do turno, nas quartas de final da Copa Brasil. Em um duelo equilibrado, em Belo Horizonte, o time minastenista se classificou para a fase final, ao vencer a equipe carioca por 3 sets a 1.

Já em Gramado, sede da fase final, o Itambé/Minas encarou o Osasco/Audax, que também ficou pelo caminho e não suportou a forte equipe minastenista. Na noite dessa sexta-feira, a equipe mineira eliminou a paulista, ao vencer por 3 sets a 1. Já nesse sábado, em um jogo emocionante, o time minastenista venceu o Praia Clube, de virada, por 3 sets a 1.

Ficha técnica
Itambé/Minas:
 Macrís, Bruna Honório, Mara, Carol Gattaz, Gabi, Natália e Léia (líbero). Entraram: Bruninha, Lana e Georgia. Técnico: Stefano Lavarini.
Dentil/Praia Clube: Carli, Fawcett, Fabiana, Carol, Rosamaria, Fernanda Garay e Suellen (líbero). Entraram: Michelle, Paula, Ananda e Laís. Técnico: Paulo Coco.

Árbitros: Sílvio Silveira e Ângela Grass, ambos do Rio Grande do Sul.

Copa Brasil 2019
Semifinais
1º/2 – Sexta-feira
Dentil/Praia Clube (3 x 2) Sesi Bauru Vôlei – Gramado (RS) 
Itambé/Minas (3 x 1) Osasco/Audax – Gramado (RS) 

Final
2/2 – sábado
Dentil/Praia Clube (1 x 3) Itambé/Minas – Gramado (RS) – Sportv

 Superliga - Segundo turno
18/1 – Itambé/Minas (3 x 0) BRB/ Brasília Vôlei – Arena MTC (25/19, 25/19 e 27/25)
25/1 – São Cristóvão Saúde/São Caetano (1 x 3) Itambé/Minas – São Caetano do Sul (SP) (19/25, 17/25, 25/18 e 17/25)
29/1 – Itambé/Minas x Sesi Vôlei Bauru – Arena MTC (25/16, 25/22 e 25/19)
5/2 – 21h - Itambé/Minas x E. C. Pinheiros – Arena MTC - Globoesporte.com
8/2 – 20h - Itambé/Minas x Fluminense F. C. – Arena MTC
12/2 – 19h - Itambé/Minas x Hinode/ Barueri – Arena MTC - Globoesporte.com
15/2 – 21h30 - Itambé/Minas x Osasco/ Audax – Arena MTC - Sportv
26/2 - 21h – Sesc-RJ x Itambé/Minas – Rio de Janeiro (RJ) - Globoesporte.com
8/3 – 20h - Itambé/Minas x Dentil/ Praia Clube – Arena MTC
12/3 – 20h - Itambé/Minas x Balneário Camboriú – Arena MTC
15/3 – à definir - Curitiba Vôlei x Itambé/Minas – Curitiba (PR)

Patrocinador: Itambé
Patrocinador: 
Localiza Hertz 
Patrocinador: 
Axial
Patrocinador:  JAM Engenharia
Fornecedor de Material Esportivo: Rainha

Siga as redes sociais oficiais do Vôlei do Minas:
Facebook: 
/mtcvolei
Instagram: @mtcvolei

Fotos: Rodrigo Ziebell-CBV