Cozinha e Cultura Alimentar

CCMTC, integrante do Circuito Liberdade, recebe eventos em comemoração ao Dia do Patrimônio

Cozinha e Cultura Alimentar


Casa de Farinha na Comunida de São Caetano Japoré Manga (MG). Foto: Divulgação

 

O Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC), como integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, recebe atividades da semana em comemoração ao Dia do Patrimônio, realizada pelo Iepha-MG, em 2019, com o tema “Cozinha e Cultura Alimentar”. O CCMTC promove exposição de fotos, mesa redonda temática e apresentação do Coral do Minas na Praça da Liberdade. A entrada para todos os eventos é gratuita.

A partir do dia 12, no Café do CCMTC, serão expostas fotos do acervo do Centro de Memória. Sob o título “Restaurante do Minas, lugar de encontros e comemorações”, as imagens, datadas de 1940 a 1980, revelam o modo de viver desse período e situam o Restaurante do Minas como o último estágio da cultura alimentar, que vai desde a semeadura, o plantio e a colheita, até a mistura, o preparo e o desfrute à mesa. Os registros do Restaurante do Minas foram agrupados em três subtemas: o espaço construído e a ambientação em estilo art déco (arquitetura, conjunto de mesas, cadeiras e lustres); os bastidores (com a cozinha, o trabalho de fazer e servir); e a apropriação do espaço (onde o lazer e as trocas sociais acontecem).

No dia 14, às 16h, será realizada a mesa redonda “Queijo de Minas: saberes, locais e o patrimônio cultural”, com Marly Leite (Queijo Senzala de Araxá), Túlio Madureira (Queijo do Serro), Luciano Carvalho (Queijo Canastra), Bernadette Naves Carvalho (Queijo do Cerrado Mineiro), sob a mediação de Eduardo Tristão Girão (jornalista gastronômico). A roda de conversa busca colocar em diálogo produtores de queijos artesanais de diferentes regiões de Minas Gerais, promovendo debate sobre identidade, tradição, inovação e processos de patrimonialização do processo produtivo. Entrada franca. Para participar basta se inscrever no site da Sympla, clicando aqui

O Coral do Minas Tênis Clube, formado por associados, se apresentará na Praça da Liberdade, no dia 18, às 9h. No repertório, canções populares como “Mineirinha”, de Rubinho do Vale, “Tem gato na tuba”, de Braguinha, e “Jardim da Fantasia”, de Paulinho Pedra Azul. Formado em 1964, o Coral do Minas conta com mais de 60 vozes e é regido pela maestrina Eliane Fajioli.  Entrada franca.

Serviço

Exposição: Restaurante do Minas, lugar de encontros e comemorações
Data: a partir de 12 de agosto, segunda-feira.
Horário: Terça a sábado: 10h às 20h. Domingos e feriados: 11h às 19h.
Classificação: livre.
Local: Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244- Lourdes – CF5).
Entrada franca.

Mesa redonda: Queijo de Minas: saberes, locais e o patrimônio cultural.
Data: 14 de agosto, quarta-feira.
Horário: 16h.
Classificação: livre.
Local: Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244- Lourdes – CF5).
Entrada franca. Inscrições no site sympla.com.br.

Apresentação do Coral do Minas Tênis Clube
Data: 18 de agosto, domingo.
Horário: 9h.
Classificação: livre.
Local: Praça da Liberdade.
Entrada franca.

 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura