COMUNICADO

Aos pais e responsáveis pelos atletas das equipes de base do Minas

COMUNICADO


A Diretoria do Minas Tênis informa que, como a principal instituição de fomento ao esporte em Belo Horizonte, está em constante diálogo com a Prefeitura de Belo Horizonte e esses contatos foram intensificados com a publicação do Decreto nº 17.304, em 17 de março/2020, que suspendeu as atividades do segmento clubístico da capital e de outros segmentos com potencial de aglomeração de pessoas, visando a contenção da propagação do novo coronavírus. 

Podemos assegurar-lhe que o Minas tem mantido contatos diretos com integrantes do Comitê  de Enfrentamento à Epidemia da Covid-19 da PBH desde o início da crise sanitária global. Em várias ocasiões, recebemos membros do Comitê no Clube, e a eles apresentamos o Protocolo de Bioproteção do Minas,  elaborado por nossa área de medicina, baseado nas normas preconizadas pelas autoridades municipais, estaduais e federais e pela Organização Mundial da Saúde. 

Esta semana, encaminhamos um ofício ao secretário de Saúde Jackson Machado e ao secretário de Planejamento André Abreu Reis, solicitando-lhes que nos informem quais são as normas que impedem a retomada dos treinamentos das equipes de base, uma vez que nosso Departamento Jurídico não encontrou restrições na Portaria SMSA/SUS – BH Nº0342/2020 e seu anexo, que autorizou o retorno das atividades de equipes profissionais esportivas e em academias. 

Destacamos que, assim como para pais e atletas minastenistas, também para o Clube é importante o reinício dos treinos, a fim de dar sequência à preparação física orientada nas atividades on-line, realizadas pelos profissionais da nossa equipe multidisciplinar, nos últimos meses, e ao desenvolvimento técnico, social e psicológico dos nossos jovens. 

Nos últimos meses, o Minas vem se preparando para a retomada de suas atividades, implementando as medidas do Protocolo de Bioproteção em todas as suas instalações, inclusive as esportivas. Espaços foram readequados e dotados de sinalização e mídias para divulgação das orientações de bioproteção; adquirimos equipamentos e produtos específicos de higienização; os funcionários têm feito treinamentos e o teste PCR, à medida que voltam ao trabalho. 

Cada modalidade terá seu programa específico de treinos,  detalhando horários, locais, periodicidade e tipos de atividades a serem executadas, que poderão ser presenciais ou on-line, conforme a opção das famílias. Elaboramos, ainda, guias com procedimentos de biossegurança específicos de cada modalidade, a serem adotados antes, durante e depois dos treinamentos, com linguagem de fácil entendimento para os atletas adolescentes e crianças.

Nesse aspecto, acreditamos na participação efetiva dos pais, estimulando seus filhos a seguirem as regras de biossegurança no Clube, ao mesmo tempo em que reforçam neles o espírito de coletividade, pois ao protegermos nossa saúde também protegemos a saúde dos nossos familiares e dos demais. 

Finalizando, esperamos contar com o apoio e a confiança de vocês, garantindo-lhes que estamos nos desdobrando, respaldados em nossa força político-institucional, para que todas as atividades do Clube sejam retomadas, o mais brevemente possível. Tenham a absoluta certeza de que nosso interesse primordial é voltar a receber nossos associados, que são a essência da existência do Minas.

 

Com os cumprimentos de 

Ricardo Vieira Santiago

Presidente

 

Carlos Henrique Martins Teixeira

Vice-presidente

  

Carlos Antônio da Rocha Azevedo

Diretor de Esportes