Com emoção

Em duelo equilibrado, Minas vence Caxias do Sul na Copa Universo



Minas mostrou poder de superação na vitória diante do Caxias do Sul (Foto: Divulgação Universo/Vitória)Minas mostra poder de superação na vitória diante do Caxias do Sul (Foto: Divulgação Universo/Vitória)

O Minas encerrou a participação na Copa Universo com uma vitória emocionante. Na tarde desta terça-feira (25/10), na cidade de Salvador (BA), a equipe comandada por Cristiano Grama mostrou garra, força de vontade, talento e poder de superação em vários momentos do confronto diante do Caxias do Sul. A duas semanas do início da temporada 2016/17 do Novo Basquete Brasil (NBB), o Minas venceu os gaúchos por 74 a 71 (17/18, 15/13, 18/18 e 24/22). O triunfo veio justamente diante da equipe que os mineiros enfrentam na estreia do NBB, no dia 8 de novembro, às 19h, na Arena Minas Tênis Clube. O destaque do Minas foi o armador Scott Rodgers, com 16 pontos e quatro assistências.

Para o pivô Mosso, que chegou ao Minas há apenas duas semanas, o resultando serve para mostrar que o time tem condições de fazer uma boa campanha no NBB. “Sem dúvida, foi um jogo bem equilibrado, com os dois lados bem defensivamente. Vimos alguns erros táticos, mas temos que lembrar que essa é a segunda semana de trabalho desse grupo. Ganhamos entrosamento, mas ainda temos muita coisa para melhorar. Como é um grupo novo, a vitória serve para motivar e mostrar que temos condições”.

Quem também chegou ao Minas recentemente foi o armador Alexandre Pinheiro. Para ele, o grupo, que ainda está se conhecendo, precisa pensar em evoluir passo a passo. “Crescemos na competição, melhoramos a cada partida. Trabalhamos passo a passo, crescemos taticamente, em postura de jogo. É um grupo novo. Foi nossa primeira vitória. Esperamos vencer mais na temporada”, disse.

O jogo

A partida começou equilibrada. Aos poucos, o Caxias do Sul acertou a forma de jogar e aproveitou as falhas que o Minas apresentava no setor defensivo. O time do Rio Grande do Sul criou vantagem, mas viu o Minas com poder de reação para empatar o jogo em 12 a 12, aos seis minutos. O confronto seguiu disputado, mas o Caxias aproveitou uma bola de três pontos para vencer o quarto por 18 a 17. O segundo quarto também mostrou o mesmo equilíbrio dos primeiros dez minutos de jogo. As equipes se alternavam na liderança, mas o Minas ficou em vantagem depois que Scott Rodgers fez cesta de dois pontos, o que garantiu a vitória parcial por 15 a 13.

Com 16 pontos e quatro assistências, Scott Rodgers foi o destaque do Minas no jogo (Foto: Divulgação Universo/Vitória)Com 16 pontos e quatro assistências, Scott Rodgers se destaca (Foto: Divulgação Universo/Vitória)


Na volta do intervalo, Minas e Caxias do Sul criaram boas oportunidades. Mais uma vez, o equilíbrio esteve em quadra. Prova disso foi o resultado parcial. Mineiros e gaúchos fecharam o terceiro quarto por 18 a 18. No último quarto, o Minas não tinha bom desempenho. A equipe errava muito no ataque e não se destacava na defesa. Em desvantagem, reagiu nos minutos finais. Com bons arremessos de três pontos do ala Rafael Oliveira, o time minastenista assumiu a liderança e administrou o relógio nos momentos mais importantes da partida. Com tranquilidade e inteligência, o Minas venceu o último quarto 24 a 22 e o jogo por 74 a 71.

Minas: Alexandre Pinheiro, Rafael Oliveira, Mosso, Scott Rodgers e Adriano “Big”. Técnico: Cristiano Grama. Caxias do Sul: Bruno, Dida, Guto, Vinícius e R. Stabile. Técnico: Rodrigo Barbosa. 

Copa Universo

23/10 – Minas (58 x 75) UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – Salvador (BA)
24/10 – Universo/Vitória (74 x 68) Minas – Salvador (BA)
25/10 – Caxias do Sul (71 x 74) Minas – Salvador (BA)

Patrocinador: Dotz
Fornecedora de materiais esportivos: Ícone

Fotos: Divulgação Universo/Vitória