Centenário

Decisão Engenharia/Minas vence Brasília por 107 a 95, pelo NBB

Centenário


Vitória fantástica do Decisão Engenharia/Minas no encerramento da fase classificatória do Novo Basquete Brasil (NBB) 2015/16. Na noite desta terça-feira (29/3), a equipe comandada por Cristiano Grama venceu o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, por 107 a 95 (22/20, 34/22, 24/28 e 27/25), em partida que teve vários jogadores minastenistas se destacando. O armador Henrique Coelho anotou 25 pontos, quatro rebotes e seis assistências; Léo Demétrio registrou 24 pontos, cinco rebotes e duas assistências; Danilo Siqueira fez 22 pontos, pegou dois rebotes e deu cinco assistências; e Pedro Macedo marcou 18 pontos, conquistou nove rebotes e deu uma assistência. Para o técnico Cristiano Grama, o jogo desta terça-feira foi umas das melhores partidas do Decisão Engenharia/Minas no ano. “Falando ofensivamente, foi uma das melhores partidas do ano. Todos estavam com moral, atacando com muita qualidade. Mas, temos que melhorar defensivamente, principalmente porque vamos enfrentar o Pinheiros nos playoffs. Precisamos fazer mais de 75 pontos por jogo. Mas nada melhor que uma vitória como essa para chegarmos bem nos playoffs, com moral”, disse o comandante minastenista.

Alunos do curso de educação física do UniBH estiveram na Arena Minas Tênis Clube e acompanharam a vitória dos donos da casa. Como o Decisão Engenharia/Minas venceu o jogo por mais de 80 pontos, todo o público recebeu suco Tial na saída da Arena.

Agora, o Decisão Engenharia/Minas se concentra para o início dos playoffs do NBB. Nesta segunda-feira (4/4), a equipe minastenista recebe o EC Pinheiros, às 19h, na Arena Minas Tênis Clube, na primeira partida da série melhor de cinco jogos.

O jogo

Por estar com a classificação para os playoffs garantida e saber que vai enfrentar o EC Pinheiros na primeira rodada da fase eliminatória do NBB, o técnico Cristiano Grama optou por poupar alguns titulares e dar chances aos jogadores que vinham atuando pouco. Os atletas que começaram a partida não sentiram a pressão e abriram boa vantagem no primeiro quarto para o Decisão Engenharia/Minas. Faltando menos de três minutos para o término do quarto, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília empatou o confronto. Mas o Decisão Engenharia/Minas contou com as boas atuações de Henrique Coelho e Pedro Macedo e fechou o quarto com vitória por 22 a 20.

O começo do segundo quarto foi bem equilibrado. Em certo momento, os visitantes assumiram a liderança no placar. O Decisão Engenharia/Minas não mostrou desespero e soube trabalhar a bola no setor defensivo. Fora isso, consegui ser eficiente na defesa e contou com Pedro Macedo, com 100% de aproveitamento nas bolas de três, marcando nove pontos, e Danilo Siqueira, autor de 11 pontos para os donos da casa. Assim, o Decisão Engenharia/Minas fechou o segundo com vitória por 34 a 22.

O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília voltou melhor do intervalo. Os visitantes aproveitaram as oportunidades que tiveram no ataque, mas o Decisão Engenharia/Minas não deixou que a equipe de Brasília ameaçasse a vantagem construída no primeiro tempo. Mesmo o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília vencendo o quarto por 28 a 24, o Decisão Engenharia/Minas continuava com a liderança no placar agregado.  

No último quarto, mais equilíbrio entre os times. O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília sabia que precisava correr contra o relógio para sair de quadra com a vitória. Os visitantes pontuavam, mas o time minastenista respondia na mesma moeda. A equipe comandada por Cristiano Grama teve tranquilidade nos momentos importantes e conduziu bem a partida nos minutos finais, vencendo o quarto por 27 a 25 e o jogo por 107 a 95.

Decisão Engenharia/Minas: Big, Henrique Coelho, Léo Demétrio, Pedro Macedo e Danilo Siqueira. Entraram: Patrick Carioca, Shilton, Rafael e Loroh. Técnico: Cristiano Grama.

UniCEUB/Cartão BRB/Brasília: Pilar, Ronald, Deryk, Fúlvio e Guilherme Giovannoni. Entraram: Cipolini, Coimbra, Jefferson e Diego. Técnico: Bruno Savignani.

Árbitros: Diego Chiconato, Maria Claudia Moraes e Gustavo Mathias.

Público: 256 torcedores.

Fotos: Orlando Bento.

Novo Basquete Brasil – 2º turno

12/1 – Decisão Engenharia/Minas (70 x 83) Pinheiros – Arena Minas Tênis Clube 
14/1 – Decisão Engenharia/Minas (77 x 67) Banrisul/Caxias do Sul Basquete – Arena Minas Tênis Clube  
27/1 – Franca Basquete (80 x 79) Decisão Engenharia/Minas – Franca (SP) 
29/1 – Paschoalotto/Bauru (94 x 81) Decisão Engenharia/Minas – Bauru (SP) 
3/2 – Decisão Engenharia/Minas (79 x 83) Universo/Vitória – Arena Minas Tênis Clube  
5/2 – Decisão Engenharia/Minas (61 x 75) Solar Basquete Cearense – Arena Minas Tênis Clube 
19/2 – São José Basketball (59 x 89) Decisão Engenharia/Minas – São José dos Campos (SP) 
24/2 – Decisão Engenharia/Minas (76 x 82) Paulistano/Corpore – Arena Minas Tênis Clube  
26/2 – 19h30 – Decisão Engenharia/Minas (57 x 70) Liga Sorocabana – Arena Minas Tênis Clube  
3/3 – 20h – Mogi das Cruzes/Helbor (71 x 64) Decisão Engenharia/Minas – Mogi das Cruzes (SP) 
11/3 – 20h – Macaé Basquete (60 x 74) Decisão Engenharia/Minas – Macaé (RJ) 
23/3 – 20h – Decisão Engenharia/Minas (77 x 72) Rio Claro Basquete – Arena Minas Tênis Clube 
27/3 – 11h – Flamengo/Sky (76 x 65) Decisão Engenharia/Minas – Rio de Janeiro (RJ) 
29/3 – 20h – Decisão Engenharia/Minas (107 x 95) UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – Arena Minas Tênis Clube

Patrocinador: Decisão Engenharia  
Patrocinador: Pif Paf Alimentos  
Patrocinador: 
Tial 
Fornecedora de materiais esportivos: Ícone