Abaixo do esperado

Decisão Engenharia/Minas faz primeiro tempo equilibrado, mas cai de rendimento e perde para o Uniceub/Cartão BRB/Brasília

Abaixo do esperado


O Decisão Engenharia/Minas sofreu uma derrota, neste sábado, para o Uniceub/Cartão BRB/Brasília, por 72 a 59 (15/14, 17/18, 21/12 e 19/15). O confronto, realizado no ginásio da Asceb, no Distrito Federal, foi válido pela 14ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB). A equipe de Belo Horizonte, até a metade do jogo, conseguiu manter o jogo equilibrado, mas, nos dois últimos quartos, não foi capaz de segurar o time da casa. O Minas, em 14 jogos, tem sete vitórias e sete derrotas.

O grande destaque da partida foi Guilherme Giovannoni, do Uniceub/Cartão BRB/Brasília, que também foi o cestinha, com 19 pontos marcados. Pelo Decisão Engenharia/Minas, o melhor em quadra foi Léo Demétrio, com cinco pontos, cinco rebotes e uma assistência. Quem mais anotou pontos pelo Minas foi Simmons, com 14 acertos.

O pivô Ralfi Ansaloni tentou explicar a queda de rendimento da equipe. "Começamos o jogo e o segundo tempo da mesma forma. Nosso início não foi bom. Na volta do intervalo, estávamos desatentos. Precisamos estar mais atentos, não se pode deixar o adversário abrir, porque isso deixa nossa vida muito mais difícil. Mas cada jogo é um jogo. Isso serve de aprendizado. Temos que voltar a Belo Horizonte, treinar muito e ver os erros. Temos que estar mais atentos nos jogos em casa, não podemos mais dar essas bobeiras".

Agora, na próxima rodada, o Decisão Engenharia/Minas encara o Pinheiros, no dia 12, terça-feira, às 19h30, na Arena Minas Tênis Clube. Este será o primeiro de dois jogos em Belo Horizonte. O outro será na quinta-feira, também às 19h30, diante do Caxias do Sul.

O jogo

A equipe da casa começou com tudo, apoiada pela torcida, que compareceu em grande número. Tanto que, de cara, o Uniceub/Cartão BRB/Brasília abriu 11 a 2 no placar. Mas, com calma e, principalmente, com a entrada de Danilo Siqueira, a marcação minastenista melhorou e o time de Belo Horizonte encostou no marcador. No fim do primeiro quarto, vitória de Brasília por apenas um ponto: 15 a 14.

O segundo quarto começou da mesma forma que o primeiro, mas, desta vez, quem largou na frente foi o Decisão Engenharia/Minas. O time do técnico Cristiano Grama chegou a abrir 11 a 3, mas não conseguiu manter o ritmo. Tanto que, no fim, vitória apertada por 18 a 17. Assim, as duas equipes foram para os vestiários empatadas em 32 a 32.

O Uniceub/Cartão BRB/Brasília foi muito superior no terceiro quarto. Com um volume muito grande e aproveitando-se dos inúmeros erros do Decisão Engenharia/Minas, o time da casa conseguiu abrir vantagem no placar e deixou os minastenistas em situação complicada. O placar de 21 a 12 praticamente forçava que o Minas tivesse um jogo perfeito no último quarto.

Com muita vantagem no placar, o time mineiro passou a arriscar muitos arremessos de longa distância, sem sucesso. Assim, o Uniceub/Cartão BRB/Brasília conseguiu manter e até ampliar a diferença. Cristiano Grama ainda tentou chamar a equipe, que, no entanto, não respondeu em quadra.

Uniceub/Cartão BRB/Brasília: J. Campos, Pilar, Ronald, Fúlvio, Guilherme Giovannoni. Entraram: Deryk, Pureza, Cipolini e Coimbra. Técnico: Bruno Savignani. Decisão Engenharia/Minas: Simmons, Shilton, Henrique Coelho, Sosa e Pedro Macedo. Entraram: Carioca, Léo Demétrio, Ralfi Ansaloni, Danilo Siqueira, Big e Panunzio. Técnico: Cristiano Grama. Arbitragem: Cristiano Jesus Maranho, Maurício Serour e Cauan Santos.

Novo Basquete Brasil

4/11 – Pinheiros (75 x 63) Decisão Engenharia/Minas – São Paulo (SP)
6/11 – Banrisul/Caxias do Sul Basquete (48 x 75) Decisão Engenharia/Minas – Caxias do Sul (RS)
10/11 – Decisão Engenharia/Minas (75 x 85) Franca Basquete – Arena Minas Tênis Clube
12/11 – Decisão Engenharia/Minas (67 x 83) Paschoalloto Bauru – Arena Minas Tênis Clube
17/11 – Universo/Vitória (76 x 66) Decisão Engenharia/Minas – Salvador (BA)
19/11 – Solar/Basquete Cearense (64 x 69) Decisão Engenharia/Minas – Fortaleza (CE)
2/12 – Decisão Engenharia/Minas (74 x 71) Mogi das Cruzes/Helbor – Arena Minas Tênis Clube
4/12 – Decisão Engenharia/Minas (91 x 84) São José Basketball – Arena Minas Tênis Clube
8/12 – Paulistano/Corpore (82 x 50) Decisão Engenharia/Minas – São Paulo (SP)
10/12 – Liga Sorocabana (58 x 61) Decisão Engenharia/Minas – Sorocaba (SP)
15/12 – Decisão Engenharia/Minas (74 x 81) Flamengo/Sky – Arena Minas Tênis Clube
17/12 – Decisão Engenharia/Minas (90 x 81) Macaé Basquete – Arena Minas Tênis Clube
20/12 – Rio Claro Basquete (67 x 77) Decisão Engenharia/Minas – Rio Claro (SP)
9/1 – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (72 x 59) Decisão Engenharia/Minas – Brasília (DF)

Patrocinador: Decisão Engenharia
Patrocinador: Pif Paf Alimentos
Patrocinador: Tial
Fornecedora de materiais esportivos: Ícone Sports