A volta do judô

Judocas do Minas são convocados para treinamento de campo em Portugal



Os judocas Guilherme Schimidt (81kg) e Tiago Palmini (+100kg), ambos do Minas, estão na lista de convocados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para um período de treinos em Portugal durante os meses de julho e agosto. A estratégia, oferecida e financiada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), visa garantir condições seguras de preparação para os judocas que estão na corrida olímpica para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Além dos minastenistas, o COB levará outros 26 atletas brasileiros.

Para o gestor de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson Pereira, o período de treinos em Portugal vai garantir segurança para os atletas voltarem aos treinos com mais intensidade. “A gente está atravessando um momento bastante difícil e, com certeza, a saída dos atletas desse ambiente para um ambiente em que eles se sintam melhor, que possam realmente se movimentar e treinar será extremamente salutar nesse período de reinício das atividades de atleta. Teremos quase a totalidade dos principais judocas do Brasil nessa missão e é um planejamento de treino muito cauteloso e gradual para que esse retorno, após três meses de confinamento, seja seguro”, explicou Ney Wilson, que chefiará a equipe em Portugal.

Para esse treinamento, a CBJ selecionou atletas que estão na briga pela vaga olímpica, além de atletas de apoio. A equipe será composta por 14 homens e 14 mulheres. Os atletas convocados tiveram a opção de atender ou não à convocação.

"Minhas expectativas são as melhores possiveis. Poder retomar os treinos no alto rendimento em um país onde os números e prognósticos da pandemia estão melhores que o nosso, no Brasil , é um privilégio. Uma ação muito bem planejada e acertada do COB, juntamente com a CBJ. Estão tomando todos os cuidados para que tudo ocorra com a maior segurança possível. Meu foco, agora, é total neste treinamento para me preparar da melhor maneira para as futuras competições", destacou Tiago Palmini.

Tiago Palmini está na lista de convocados para treinamentos com a seleção em Portugal (Foto: Orlando Bento/MTC)Tiago Palmini está na lista de convocados para treinamentos com a seleção em Portugal (Foto: Orlando Bento/MTC)

Programação
A previsão é que os judocas brasileiros desembarquem em Portugal entre os dias 10 e 11 de julho e que retornem ao Brasil em 24 de agosto. A delegação passará por uma bateria de exames e testes de identificação de Covid-19 antes da viagem e na chegada a Portugal, além de cumprir todas as exigências de segurança das autoridades portuguesas durante a estadia em terras lusitanas.

Na primeira fase de treinos, a delegação brasileira ficará concentrada no Centro de Treinamento de Rio Maior, até o dia 14 de julho, sem contato com pessoas de fora da delegação. Em seguida, partirão para Coimbra, onde poderão treinar com a seleção portuguesa de judô, até o dia 23 de agosto.

Confira a lista completa de convocados
Equipe Feminina
Nathália Brígida (48kg/Sogipa/FGJ)
Gabriela Chibana (48kg/ECPinheiros/FPJudo)
Larissa Pimenta (52kg/ECPinheiros/FPJudo)
Eleudis Valentim (52kg/Instituto Reação/FJERJ)
Sarah Menezes (52kg/CRFlamengo/FJERJ)
Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação/FJERJ)
Alexia Castilhos (63kg/Sogipa/FGJ)
Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/FGJ)
Maria Portela (70kg/Sogipa/FGJ)
Ellen Santana (70kg/ECPinheiros/FPJudo)
Mayra Aguiar (78kg/Sogipa/FGJ)
Samanta Soares (78kg/ADSão Caetano/FPJudo)
Beatriz Souza (+78kg/ECPinheiros/FPJudo)
Luiza Cruz (+78kg/Instituto Reação/FJERJ) 

Equipe Masculina  

Eric Takabatake (60kg/ECPinheiros/FPJudo)
Phelipe Pelim (60kg/ ECPinheiros/FPJudo)
Allan Kuwabara (60kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
Daniel Cargnin (66kg/Sogipa/FGJ)
Willian Lima (66kg/ECPinheiros/FPJudo)
Eduardo Katsuhiro (73kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
David Lima (73kg/Sogipa/FGJ)
João Pedro Macedo (81kg/Sogipa/FGJ)
Guilherme Schimidt (81kg/Minas Tênis Clube/FMJ)
Victor Penalber (81kg/Instituto Reação/FJERJ)
Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa/FGJ)
Rafael Buzacarini (100kg/Clube Paineiras do Morumby/FPJudo)
Rafael Silva "Baby" (+100kg/ECPinheiros/FPJudo)
Tiago Palmini (+100kg/Minas Tênis Clube/FMJ)

Patrocinador: Belo Dente

Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: 
/mtcesporte
Instagram: @mtcesporte