A vida de Hilma af Klint

Luciana Pinheiro lança primeira biografia da artista escrita no Brasil

A vida de Hilma af Klint


Será no Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube no dia 13 de junho, entre 19h e 22h, o lançamento do livro “As cores da alma - a vida de Hilma af Klint”, de Luciana Pinheiro, que fará palestra sobre a obra. Esta é a primeira biografia escrita no Brasil sobre a artista plástica sueca e pioneira do abstracionismo, Hilma af Klint (1862 – 1944). No livro, a autora busca mostrar a personalidade de Hilma como síntese de suas experiências: sua infância, sua aproximação dos movimentos espiritualistas, a formação na Academia Real de Belas Artes, a independência financeira obtida como pintora de paisagens e retratos, o encontro com o filósofo e esoterista Rudolf Steiner (1861 – 1925). A entrada é franca.

A vida de Hilma af Klint não pode ser restrita aos produtos de sua obra. Sua biografia e o desenvolvimento de seu processo criativo envolvem temas de ordem da ciência espiritual, da alquimia e geometria, e o contexto histórico em que se desenvolveu, passando a virada do século XIX para o XX, atravessando duas Guerras Mundiais. As telas de Hilma foram expostas pela primeira vez em 1986, no Los Angeles County Museum of Art. Em 2013, em Estocolmo, na Suécia, foi organizada uma retrospectiva pelo Moderna Museet. Desde então, suas obras estão em exposições na Europa e nos Estados Unidos.

O lançamento do livro faz parte do roadshow da autora e é realizado em programação paralela à exposição Hilma af Klint: Mundos Possíveis, na Pinacoteca de São Paulo. O museu traz, pela primeira vez, à América Latina uma mostra individual da pintora, que desenvolveu imagens abstratas muito antes de alguns dos mais célebres artistas homens associados ao movimento abstracionista. “Agora é a vez do Brasil conhecer essa pesquisadora espiritual do oculto. As imagens produzidas por Hilma eram apenas molduras para o verdadeiro conteúdo espiritual que ela desejava revelar”, comenta a biógrafa Luciana Pinheiro.

Serviço:

Palestra interativa e lançamento do livro “As cores da alma” de Luciana Pinheiro

Data: 13 de junho, quarta-feira.
Horário: 19h às 22h.
Local: Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244 – Lourdes).
Entrada: franca.