111 Minas Tênis Clube
 

Savasana

Alguns passam pela sala de yoga durante uma aula e ficam motivados para experimentar a prática quando reparam nos alunos se desafiando nas posturas corporais, os asanas... Depois, passam próximo do final da aula e, quando observam os alunos deitados, pensam que daria para “pular” esses minutinhos finais e já sair da sala para adiantar as próximas tarefas do dia...rsrs

Pois é! Será que esses minutos finais em savasana, postura deitada com as costas apoiadas no tapete, são importantes?

É sobre isso que a Érika, instrutora do yoga do Minas, educadora física pela UFMG e ex atleta da natação do clube, escreveu para vocês.

E por que a Savasana?

Por Érika Fiorini Dayrell Pôrto

Savasana é a postura em que o corpo se aquieta, ficando imóvel, com a mente quieta e ao mesmo tempo plenamente consciente. É um estado de relaxamento consciente que revigora e refresca tanto o corpo quanto a mente. No entanto, é mais difícil manter a mente serena do que o corpo. Sendo assim, esta postura é uma das mais difíceis de alcançar.

No início existe uma tendência a cair no sono. Gradualmente, à medida que que os nervos se tornam passivos, a pessoa se sente completamente revigorada e relaxada.

É possível sentir, num bom relaxamento, quando a energia flui da parte posterior da cabeça em direção aos calcanhares ou quando sente que o corpo está alongando.

Savasana elimina a fadiga causada pelos outros asanas e induz à calma mental.

Mantendo-se uma respiração profunda, sem movimentar o corpo, alivia as tensões no sistema nervoso, acalmando a mente. As tensões da vida moderna sobrecarregam os nervos, e savasana é o melhor antídoto.

A prática de savasana afasta do mundo externo os órgãos dos sentidos - olhos, ouvidos e língua. O corpo e a mente tornam-se um só e o praticante conhece o silêncio interior.

Savasana é fazer soltar, assim como a cobra solta sua pele para ressurgir lustrosa e brilhante em suas cores novas.  Temos muitas peles, camadas, pensamentos, preconceitos, idéias preconcebidas, memórias e projetos para o futuro.

Savasana consiste em soltar todas essas peles e enxergar como somos serenos e conscientes, nos libertando das tensões produzidas pelos fios que nos agarram à vida e aos papéis que desempenhamos nela (mulher, homem, esposa, marido, filha, filho, mãe, pai, executiva, executivo...).

Por isso, o momento de praticar o savasana é sagrado. Os minutos finais da aula, aonde acontece a meditação e o savasana, devem ser vividos pelo praticante de Ioga assim como os outros asanas. Aprender a soltar-se também é um exercício. E porque não relaxar?

Então, você que é praticante de Ioga, organize seus horários para que não precise sair nos minutos finais da aula e poder usufruir deste importante e fundamental momento.

Namastê _/_