111 Minas Tênis Clube
 

Auto Tui Na

Hoje, o instrutor de Práticas Corporais Chinesas do Minas, Virgilei Del Duca, fala sobre uma técnica de automassagem. Virgilei iniciou, em 1986, sua história com as práticas corporais chinesas, que, para ele, são a forma mais natural de ficar de bem com a vida. É formado em Pedagogia, possui o curso do Cref 6 de Educação Física e é professor autorizado pela Associação de Lian Gong 18 terapias de Shangai. Busca seu desenvolvimento para conseguir transmitir da forma mais clara e simples esse maravilhoso conhecimento.

Auto Tui Na

Os sábios chineses observaram que regiões específicas do corpo, potencializavam ou aliviavam sintomas de dor ou desconforto. Começaram a sistematizar essas regiões e pontos cada vez mais precisos. Surgiu, então, o Auto Tui Na.

É uma prática ancestral de automassagem chinesa, que nasce no contato que mantemos com o nosso corpo.

A técnica propõe o treino de pontos e sequências de automassagem. Os benefícios são melhora da atenção, concentração, autoestima, promoção do equilíbrio geral e do bom funcionamento dos órgãos. Os pontos atuam diretamente na circulação de energia e regulam nossas emoções. O equilíbrio interno e externo faz brotar a alegria de viver.

Para uma prática de automassagem precisamos de mente tranquila e concentrada, respiração tranquila e natural, além da boa vontade! Assim a prática será proveitosa e prazerosa, trazendo o bem estar físico mental.

Escolhi uma pequena sequencia para mostrar (veja o vídeo). Ela estimula o conjunto de meridianos (caminhos de energia) pelo corpo trazendo um bem estar bastante agradável.

 

A intensidade do toque vai do leve ao pesado, mas sem trancos, seguindo a intuição do praticante. Os pontos são:

 - Feng Fu  ou Palácio do Vento

Localização: No centro da nuca, abaixo da protuberância occipital.

Função: Beneficia e reabilita o cérebro, abre os orifícios dos sentidos, alivia dor de cabeça, torcicolo e ansiedade.

- Hegu  ou Encontro dos Vales

Localização: Dorso da mão entre primeira e segunda metacarpianos.

Função: Relaxa tendões, umidifica garganta, ilumina os olhos, desobstrui o nariz e alivia dor de cabeça.

EVITE ESSE PONTO SE ESTIVER GRÁVIDA.

- Zusanli  ou Três Leguas da Perna.

Localização 4  dedos abaixo da patela e 1 dedo lateral à crista anterior da Tíbia.

Função: Na medicina chinesa, acredita-se que todos os desequilíbrios podem ser tratados por este ponto, que é regulador. Bom para dores no joelho e pernas, distúrbios nos intestinos, ansiedade, medo.