A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO ESPORTE

A intenção da intervenção psicológica no esporte tem como objetivo a otimização da saúde, do desempenho e da qualidade de vida dos participantes do ambiente esportivo. A operacionalização dos mecanismos de interpretação das interações entre o homem, seu meio ambiente e as implicações positivas e negativas mediante as tarefas a serem executadas podem ser otimizadas a partir de treinamentos específicos aplicados pelos psicólogos do esporte. 

Foto: Reprodução ShutterStockFoto: Reprodução ShutterStock

Para a preparação de atletas e treinadores para um melhor desempenho esportivo, é necessário o esenvolvimento de um treinamento mental, de rotinas bem estabelecidas com a devida ênfase ao cérebro: uso de competências mentais como, por exemplo, a formulação de objetivos, o controle da ativação, a utilização de planos mentais competitivos e controle de pensamentos, o uso de estratégias de “coping” (lidar adequadamente com diversas situações, superando dificuldades e limites) e a visualização mental, preparando o gesto esportivo, executando esse gesto e utilizando-o na própria performance. O desenvolvimento dessa rotina ajuda os atletas a estarem mais controlados, mais focados, a desenvolver um plano de ação para o seu objetivo e a reduzir o estresse.

É importante exemplificar aqui um breve relato de experiência com intervenção psicológica que foi realizada numa equipe de voleibol, onde foi estabelecido um plano de trabalho, considerando a periodização do treinamento, as metas estabelecidas e o calendário competitivo. O apoio da comissão técnica foi fundamental. Optou-se pelo treinamento psicológico, que consiste em treinar habilidades psicológicas, como concentração, relaxamento, auto motivação, verbalização positiva, controle dos pensamentos, foco e concentração, além de estabelecer estratégias para atingir os objetivos, tanto individuais quanto coletivos. Essa equipe, que tinha objetivos específicos no inicio da temporada, reestabeleceu novas metas após o trabalho de suporte da psicologia, atingindo uma colocação no campeonato acima da esperada inicialmente.

Assim, o psicólogo do esporte tem várias tarefas a realizar para obter um resultado satisfatório. É importante ter flexibilidade diante das diversas demandas do ambiente esportivo, mas mantendo firmeza nas percepções de pré-requisitos, revisões constantes, preparação e atuação tanto com as equipes ou com atendimentos individuais.