Treino para dormir

O sono no desenvolvimento e recuperação de jovens atletas

Treino para dormir


"O sono faz parte do treino". Com essa frase, foi aberta mais uma edição da Escola de Pais e Atletas, no dia 3 de outubro, no Salão de Festas do CF6, do Minas I. O tema foi “O sono no desenvolvimento e recuperação de atletas jovens”, e o convidado para falar sobre o assunto foi o Dr. Marco Túlio de Melo, professor-doutor do Departamento de Esportes da UFMG.

Na apresentação, Marco Túlio destacou a curiosidade de todos sobre o assunto; falou sobre a importância de uma rotina do sono; reforçou as características genéticas individuais; as fases do sono e apresentou parte do trabalho desenvolvido nos Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiro, de adaptação do sono dos atletas aos horários das provas.

Para os jovens atletas, Dr. Marco Túlio reforçou a importância do sono na conservação de energia, os efeitos de uma noite mal dormida no desempenho, além de destacar os benefícios do sono na recuperação muscular e no crescimento. Celulares, tablets e computadores foram condenados pelo professor-doutor, antes do momento de dormir. O ideal, segundo ele, é criar um ambiente aconchegante e de pouca luz.  Marco Túlio derrubou também o mito das horas de sono e disse que cabe a cada um respeitar a necessidade de descanso do corpo. E concluiu:  “Jovens atletas não dependem de mais ninguém. É você com você”.