Pelo Mundial

De olho no ranking, minastenistas embarcam para o Grand Slam



Os judocas Ketleyn Quadros (63kg), Mariana Silva (63kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Luciano Corrêa (100kg), todos do Belo Dente/Minas, embarcaram, nesta terça-feira (16/5), para a Rússia, onde disputam, neste sábado e domingo (20 e 21/5), o Grand Slam de Ecaterimburgo. Esta será a penúltima competição antes do Campeonato Mundial Sênior, que será em agosto, e dá mil pontos ao campeão por categoria. Além dos minastenistas, outros 14 judocas vão defender o Brasil no torneio, que faz parte do Circuito Mundial de Federação Internacional de Judô (FIJ).

LucianoLuciano, Ketleyn, Mariana e Bettoni embararam para a Rússia (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

Os quatro minastenistas estão na briga por vaga no Mundial de Budapeste, na Hungria, entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) deve convocar para a disputa o melhor brasileiro do ranking mundial em cada categoria.

De acordo com o ranking da FIJ, atualizado nessa segunda-feira, na categoria Meio-Médio (63kg), Mariana Silva é a líder, com 916 pontos. Ketleyn Quadros aparece na terceira posição, com 562. A segunda colocada, Yanka Pascoalino (774 pontos), não foi convocada para a disputa do Grand Slam da Rússia. Já na categoria até 90kg, Eduardo Bettoni luta para assumir a liderança do ranking. O minastenista tem 390 pontos contra 427 do líder Tiago Camilo, que também não vai à Rússia.

Já na categoria Meio-Pesado, Luciano Corrêa tenta assumir a liderança. O experiente judoca, campeão mundial em 2007, no Rio de Janeiro, tem 828 pontos, atrás do líder Rafael Buzacarini (1.100 pontos), que também está na disputa do Grand Slam de Ecaterimburgo.

Para Luciano Corrêa, fazer boa competição na Rússia pode dar a ele a chance de se aproximar do seu principal objetivo do ano, que é disputar o Campeonato Mundial. “Precisamos pensar luta a luta, competição a competição. Fazer boas lutas na Rússia e somar pontos no ranking será de extrema importância para eu alcançar o meu objetivo deste ano, que é competir no Mundial. Então, estamos preparados para a disputa e vamos em busca dos melhores resultados”, comentou Luciano, que disputa, em junho, juntamente com Ketleyn, Bettoni e Alex Pombo (73kg), o Grand Prix de Cancún, no México, última competição da FIJ antes do Mundial.

Além dos quatro minastenistas, disputam o Grand Slam da Rússia os judocas Phelipe Pelim (60kg), Charles Chibana (66kg), Marcelo Fuzita (66kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg), David Moura (+100kg), Érika Miranda (52kg), Sarah Menezes (52kg), Rafaela Silva (57kg), Maria Portela (70kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Camila Yamakawa (+78kg).

Patrocinador: Belo Dente
Patrocinador: Apreciare