Lembranças

Centro de Memória recebe documentos da antiga biblioteca

Lembranças


Foto: Orlando Bento / MInas Tênis Clube

O Centro de Memória do Centro Cultural Minas Tênis Clube teve seu acervo ampliado no início e novembro. O espaço recebeu do associado José Fernando de Almeida e Silva a doação de um álbum com fotografias e recortes de jornais, livro de assinaturas, carta do ex-presidente JK e manuscritos de discursos que revelaram histórias ainda não totalmente conhecidas sobre o Minas dos anos de 1940. O material passará pelos cuidados da restauradora Blanche Matos e, em seguida, será catalogado e inserido no banco de dados para, depois, ser colocado na exposição permanente “Minas Tênis Clube: Várias histórias”.

O acervo pertencia à família de Célia Brandão Lobato, conhecida como Tia Célia, e documenta o trabalho irreparável realizado por ela junto com Vicente Guimarães, chamado Vovô Felício, na direção da Biblioteca Caio Martins. Os documentos apresentam informações sobre a inauguração, em 19 de abril de 1941, da Biblioteca Infantil Caio Martins e sobre seu funcionamento até fins de 1947.

A Biblioteca, que funcionou no antigo gramado do professor Macedo, recebeu palavras de elogio de figuras importantes da área da Educação e da Cultura de Belo Horizonte, naqueles anos, como as escritoras Lúcia Machado de Almeida, Alaíde Lisboa de Oliveira e Cecília Meireles e a artista plástica Alberto da Veiga Guignard, registradas, de próprio punho, no Livro de Visitas da Biblioteca.