Formação

Técnicos e coordenadores de Esporte participam de qualificação

Formação


“Como os treinadores se tornam treinadores”? Foi com essa pergunta que Michel Milistetd conduziu a palestra “Coaching Esportivo: Desenvolvimento de Treinadores em Longo Prazo”, promovida pelos departamentos de Esporte e de Educação, no dia 11 de setembro, no Salão de Festas do CF6, no Minas I. O encontro pertence ao projeto Escola de Pais e Alunos e tem a edição dedicada aos profissionais de educação física e educação do Clube. Com atividades também nesta terça-feira, 12 de setembro, o programa conta com mais de 80 professores, treinadores e coordenadores participantes.

A qualificação dos profissionais de Esporte do Minas começou na manhã do dia 11,  com a palestra “Iniciação esportiva e o Desenvolvimento Positivo de Jovens”, com a equipe de Educação e do Tênis, no Salão de Festas do CF6, do Minas I. Em seguida, foi a vez do professor-adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE-UFSC), Michel Milistetd, falar sobre as principais atribuições de um treinador, a importância de adequação do conhecimento às especificidades de cada trabalho, o aprendizado com os próprios atletas, a contribuição de uma boa formação familiar e os processos de aprendizado e gestão da informação.

Ao longo do projeto, Michel Milistetd destacou a capacidade dos treinadores se adaptarem a diferentes situações,  falou sobre a importância do pensamento crítico e a produção do próprio conhecimento. E reforçou: “Ser treinador é pensar a todo momento”.

As atividades continuam nesta terça-feira, com a palestra “Organização de Aprendizagem: O Clube como Ambiente de Formação de Treinadores”, com técnicos e coordenadores do Departamento de Educação, na Sala de vídeo da Arena. Também fez parte do programa o encontro “Competências Funcionais do Treinador Esportivo”, dedicado à Equipe de Tênis do Minas.