Emocionante

Minas vence o Vasco na estreia do Novo Basquete Brasil (NBB) 2017/18



Por apenas um ponto de diferença, Minas vence o Vasco na estreia do NBB (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)Por apenas um ponto de diferença, Minas vence o Vasco na estreia do NBB (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)

Não faltou emoção na estreia do Minas no Novo Basquete Brasil (NBB) 2017/18. Na noite desta terça-feira (7/11), na Arena MTC, a equipe comandada por Flávio Espiga recebeu o Vasco da Gama, considerado um dos favoritos ao título da principal competição do basquete brasileiro. Apesar do Minas não ter perdido a liderança em nenhum momento da partida, o jogo foi muito disputado, principalmente no último quarto, quando a equipe carioca empatou o confronto. Mas foi em um arremesso de lance-livre de Gegê, nos segundos finais, que o Minas assumiu novamente a liderança e venceu o jogo por 82 a 81 (20/11, 15/20, 27/24 e 20/26). O Vasco teve a chance da vitória na última bola, mas Fúlvio não converteu o arremesso.

Agora, o Minas volta a jogar pelo NBB na próxima terça-feira, dia 14 de novembro, quando enfrenta, fora de casa, às 20h15, o Campo Mourão.

Com a palavra

“A gente não pode colocar barreiras na nossa vida. Eu vim para o Minas acreditando no projeto, sabendo que o Clube precisava respirar e acreditar nesse projeto. Eu estou muito feliz de estar aqui. Esse jogo não foi meu, foi do time inteiro. São os jogadores, a comissão técnica, a diretoria. Está todo mundo de parabéns. Agora, é pensar para frente, porque esse jogo já passou. Semana que vem temos dois jogos importantes. O NBB é um campeonato longo, e temos que estar preparados” – armador Gegê.

Só fez não chover

O destaque do Minas foi o armador Gegê. Em grande noite, o camisa 19 foi responsável por 18 pontos, cinco rebotes e 11 assistências, marcando um duplo-duplo na estreia do NBB 2017/18.   

Mandaram bem

O Minas também contou com outras grandes atuações individuais. Evan Roquemore foi responsável por 13 pontos, três rebotes e sete assistências. Wesley contribuiu com dez pontos e duas assistências, e Teichmann fez dez pontos, pegou oito rebotes e deu cinco assistências.

Ações de entretenimento

O torcedor que compareceu ao ginásio não só viu um grande espetáculo em quadra, como também vivenciou o Lifefitness Basketball Experience, um projeto implantado pelo Clube, que oferece ao torcedor muito mais que apenas um jogo. O minastenista tem a sensação de que está em um ginásio da NBA, com muitas luzes, música, shows pirotécnicos, além de outras atrações.

O jogo

O Minas começou a partida 100% focado. Se o aproveitamento no ataque era bom, o desempenho no setor defensivo era melhor ainda. Com qualidade e tranquilidade em momentos importantes, a equipe minastenista venceu a primeira parcial por 20 a 11. Nos primeiros minutos do segundo quarto, porém, o Minas cometeu alguns erros na marcação, o que permitiu que o Vasco encostasse no placar. Aos poucos, a equipe minastenista foi se acertando em quadra. A melhora, porém, não foi suficiente para evitar a derrota no segundo quarto por 20 a 15.

Intensidade é a palavra que melhor define o Minas na volta do intervalo. Wesley tinha grande aproveitamento nos arremessos, e Gegê contribuía com as bolas de três. A defesa minastenista era forte, mas o Vasco conseguiu marcar pontos. Mesmo assim, o Minas venceu o terceiro quarto por 27 a 24. O último quarto foi equilibrado, e o Vasco venceu por 26 a 20. Porém, quem levou a melhor foi o Minas, que venceu o jogo por um ponto de diferença (82 a 81).   

Ficha técnica

Minas: Gegê, Roquemore, Billy Rush, Teichmann e Wesley.
Entraram: Audrei, Jefferson, Augusto, Lelê e Adriano “Big”.
Técnico: Flávio Espiga.

Vasco da Gama: Gui Deodato, Fúlvio, Guilherme, Lucas e Jackson.
Entraram: Nezinho, Renato, Gustavo e Hayes.
Técnico: Dedé Barbosa.

Árbitros: Diego Chiconato, Gustavo Edson Mathias e Vinicius Simões Da Silva.

Público: 531 torcedores.

Novo Basquete Brasil (NBB) 2017/18 – Primeiro turno

7/11 – Minas (82 x 81) Vasco da Gama – Arena Minas Tênis Clube - SporTV

14/11 – 20h15 – Campo Mourão x Minas – Campo Mourão (PR)
16/11 – 19h30 – Paulistano/Corpore x Minas – São Paulo (SP) - transmissão pelo Facebook da LNB
25/11 – 14h – Minas x Botafogo – Arena Minas Tênis Clube - Band
28/11 – 19h – Minas x Caxias do Sul – Arena Minas Tênis Clube - SporTV
4/12 – 19h – Minas x Joinville/AABJ – Arena Minas Tênis Clube
18/12 – 20h – Flamengo x Minas – Rio de Janeiro (RJ)
21/12 – 20h10 – Franca Basquete x Minas – Franca (SP)
23/12 – 18h – Bauru Basket x Minas – Bauru (SP)
5/1 – 19h – Minas x Liga Sorocabana – Arena Minas Tênis Clube - transmissão pelo Twitter
7/1 – 11h – Minas x Mogi das Cruzes/Helbor – Arena Minas Tênis Clube
10/1 – 19h – Minas x EC Pinheiros – Arena Minas Tênis Clube
14/1 – 20h – Universo/Vitória x Minas – Salvador (BA)
16/1 – 20h30 – Solar/Basquete Cearense x Minas – Fortaleza (CE)

Patrocinador: Life Fitness
Fornecedor de material esportivo: 
Karine Lessa

Fotos: Orlando Bento / Minas Tênis Clube.