História

Fundado em 15 de novembro de 1935, o Minas Tênis Clube é formado, atualmente, por duas unidades urbanas – Minas I e Minas II -, uma unidade campestre – Minas Country – e o Minas Tênis Náutico Clube. Somadas, as áreas das quatro unidades ocupam cerca de 470 mil metros quadrados, oferecendo moderna infraestrutura para atividades esportivas, culturais e de lazer para seus cerca de 73 mil associados (soma de 22 mil quotistas mais dependentes). Se fosse uma cidade mineira, o Minas seria a 33ª em arrecadação (Secretaria da Fazenda MG – dez/2016) e a 53ª no ranking de população (estimativa IBGE – jul/2016).

O Minas é considerado uma das maiores e mais importantes instituições sociodesportivas e culturais do País. O Clube realiza amplo trabalho nas divisões de base, formando e revelando talentos, o que pode ser comprovado pela presença constante de atletas minastenistas nas seleções brasileiras das diversas categorias e modalidades. O Clube conta com cerca de mil atletas federados, em equipes competitivas de todas as categorias, em oito esportes olímpicos – vôlei masculino, vôlei feminino, natação, basquete, ginásticas artística e de trampolim, tênis, judô e, ainda, futsal.

O Minas também participa do desenvolvimento integral e da manutenção da boa saúde de seus associados, oferecendo cursos esportivos em 23 modalidades, somando cerca de 18 mil alunos.

Nas áreas social e cultural, o Minas realiza, anualmente, mais de 300 eventos, entre grandes festas com shows de artistas consagrados, espetáculos de música, dança, teatro, exposições de artes plásticas, palestras, viagens, além de torneios esportivos e recreativos, que contemplam todas as faixas etárias e contribuem para a integração da família minastenista.