Políticas

Política de Lazer

  • Promover atividades de lazer que atendam às necessidades coletivas e individuais dos Associados.
  • Oferecer uma programação de atividades adequadas às diversas faixas etárias e/ou grupos de interesse dos Associados, respeitando suas características próprias.
  • Oferecer aos Associados espaço e infraestrutura adequados à prática das respectivas atividades de lazer.

Política de Educação e Esporte

  • Promover a prática esportiva como meio de formação complementar, priorizando os valores e princípios do Clube.
  • Despertar no jovem minastenista o vínculo pessoal e afetivo com o Clube, através da prática esportiva, considerando a relação de troca entre os ensinamentos recebidos e a representatividade da Instituição.
  • Ter o esporte de base como elemento formador de atletas para as equipes de ponta.
  • Promover programas e ações que contemplem a qualidade de vida dos atletas, priorizando a sua integridade física e emocional.
  • Os valores do Clube e a essência do espírito esportivo orientarão a busca por resultados.
  • Ter no esporte de alto rendimento fator de reconhecimento e admiração ao Clube, sendo espelho para os jovens atletas e fortalecendo a marca e a imagem do Minas.
  • Priorizar a desoneração do orçamento do Clube destinado ao esporte através da captação de recursos externos (patrocínios, receitas complementares, projetos incentivados etc.).
  • A participação em modalidades esportivas com equipes de ponta estará condicionada à vocação, infraestrutura e recursos orçamentários do Clube.
  • Valorizar e reconhecer os profissionais formadores de atletas.

Política de Cultura

  • Promover e incentivar atividades culturais, dentro e fora do Clube, despertando nas pessoas o gosto pela arte.
  • Ter a diversidade cultural como um dos seus pilares, expressa através da música, da dança, da pintura, da escultura, do teatro, da literatura, do cinema e das suas demais manifestações.
  • Adotar postura de reflexão crítica, ideal para a atuação cultural, voltada para a análise e o debate.
  • Integrar o passado ao presente através da preservação e divulgação da memória do Clube, permitindo assim modelarmos nosso futuro.

Política de Negócios

  • Buscar as melhores oportunidades de negócios, convergindo os interesses dos patrocinadores, do Clube e dos Associados, maximizando benefícios mútuos.
  • Buscar recursos complementares ao orçamento do Clube, tanto na iniciativa pública quanto privada, respeitando integralmente os preceitos legais.
  • Priorizar, de forma transparente, os negócios com empresas que investem no Clube, através de apoio e patrocínio, respeitando os limites éticos e as normas vigentes.
  • Definir claramente as responsabilidades das áreas de vendas/captação e operação na gestão dos negócios, cuidando para que sejam complementares e não conflitantes.
  • Estabelecer normas específicas que privilegiem parceiros de negócios que também tenham políticas e ações responsáveis do ponto de vista socioambiental.

Política da Qualidade

  • A política da qualidade do Minas Tênis Clube está alicerçada na busca permanente da melhoria de sua gestão e dos resultados das atividades de lazer, esporte, cultura e educação, oferecidas aos Associados, através de:
  • Atuação focada na superação das expectativas dos sócios, oferecendo sempre mais por menos.
  • Melhoria contínua em todas atividades, aperfeiçoando os processos de gestão da Organização.
  • Valorização de todas as políticas do Clube, estimulando a manutenção de uma conduta coerente entre associados, corpo diretivo e colaboradores.

Política de Gestão Financeira

  • Garantir o equilíbrio financeiro do Minas, mantendo recursos líquidos no curto, médio e longo prazos.
  • A gestão financeira do Clube será pautada pelas regularidades fiscal, econômica e financeira, com cumprimento integral dos preceitos legais.
  • São fundamentos da gestão financeira do Minas: qualidade, transparência e oportunidade das informações validadas por auditorias interna e externa.
  • A gestão financeira do Clube privilegiará a segurança de seus investimentos em detrimento da rentabilidade (perfil conservador).
  • A gestão financeira do Clube adotará ferramentas de acompanhamento e controle orçamentário que minimizem riscos e otimizem resultados.

Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

  • Cumprir integralmente a legislação ambiental.
  • Dotar o Clube de equipamentos e infraestrutura que atendam à legislação ambiental,
  • Garantir o uso racional de todos os recursos necessários à operação do Clube.
  • Promover a educação e a conscientização de seus associados, colaboradores, concessionários e fornecedores quanto às boas práticas de preservação do meio ambiente.
  • Estabelecer normas específicas que privilegiem parceiros de negócios que também tenham políticas e ações responsáveis do ponto de vista socioambiental.

Política de Gestão de Pessoas

  • Comprometimento de todo o corpo funcional e diretivo com os princípios, valores e políticas do Minas.
  • Promover ambiente em que os colaboradores sejam o principal diferencial do negócio, atuando em equipe e em ambiente estimulador e desafiador.
  • A “paixão por servir” será uma competência central de todo o corpo funcional, que buscará a excelência no atendimento e na prestação de serviços aos associados.
  • Trabalhar com forte delegação, colocando o poder da decisão mais próximo do local que ocorre a ação.
  • Atrair e manter pessoas que queiram agregar valor ao negócio através das suas habilidades, atitudes, conhecimento, sentimento de união e valores.
  • Valorização dos colaboradores com desenvolvimento do Plano de Carreira e Sucessão.
  • Reconhecimento e recompensa pelos resultados obtidos.