Niyama: a purificação de si mesmo

Niyamas são princípios éticos individuais que desenvolvem a força física e mental para a autorrealização.

São eles: limpeza (sauca), contentamento (santosa), austeridade (tapas), autoestudo ou estudo do Ser (svadhyaya) e devoção à Unidade Suprema (Isvara pranidara).

Hoje, falaremos um pouco sobre a limpeza (sauca). Podemos lavar o corpo externo com um banho e manter os espaços nos quais moramos, trabalhamos e estudamos limpos e organizados, mas a limpeza proposta pela ioga é também interna.

Foto: Reprodução / Shutter Stock

Leia Mais

Savasana

Alguns passam pela sala de yoga durante uma aula e ficam motivados para experimentar a prática quando reparam nos alunos se desafiando nas posturas corporais, os asanas... Depois, passam próximo do final da aula e, quando observam os alunos deitados, pensam que daria para “pular” esses minutinhos finais e já sair da sala para adiantar as próximas tarefas do dia...rsrs

Pois é! Será que esses minutos finais em savasana, postura deitada com as costas apoiadas no tapete, são importantes?

É sobre isso que a Érika, instrutora do yoga do Minas, educadora física pela UFMG e ex atleta da natação do clube, escreveu para vocês. 

Foto: Reprodução ShutterStockFoto: Reprodução ShutterStock 

 

Leia Mais

Yamas

Hoje, vamos completar o estudo dos yamas, parte da filosofia do yoga, que diz respeito ao código de conduta social, princípios a serem observados no convívio com o outro.

Para falar, convidei Taianna, instrutora de ioga do clube.

Taianna é formada em Hatha Yoga Integral, Swasthya Yoga e Ioga para crianças. Se dedica exclusivamente às aulas e estudo do ioga, de coração e mente abertos. Busca oferecer a seus alunos a oportunidade de respeitar e explorar suas limitações e emoções. Para ela, o ioga é uma ferramenta universal de desenvolvimento e transformação.

Foto: Reprodução ShutterStockFoto: Reprodução ShutterStock

Leia Mais

Filosofia do Yoga

Hoje, a instrutora Carolina Moreira nos leva à filosofia do yoga! Além de instrutora de Yoga do Minas, Carolina é Life Coach. Possui duas certificações em Yoga nos Estados Unidos, pelo Yoga Alliance. Desde 2009, oferece aulas, cursos e workshops em diversas linhas. O seu comprometimento é continuar a oferecer o que há de mais atualizado, consistente e completo. A sua intenção como profissional é tornar a simplicidade e sabedoria da prática acessíveis a todos e promover a compreensão da importância da consciência e do equilíbrio emocional, mental e físico para o bem-estar e longevidade.

Foto: Imagens GoogleFoto: Imagens Google

Leia Mais

O Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan ou Tai Ji Quan é uma técnica de autodefesa bastante utilizada pelos camponeses para combater os invasores. Como era uma tradição de cada família, era pouco difundida. A tradução é: “técnica de combate da Suprema Cumeeira, com mão descoberta”. Na tradição chinesa, a força guerreira destina-se menos a atacar e mais a defender-se e instaurar a “grande paz”.

Foto: Reprodução ShutterStockFoto: Reprodução ShutterStock

Leia Mais

Yoga é acessível a todos

Se você acha que o yoga não é para você, a instrutora Carolina Moreira pode te fazer mudar de ideia! Além de instrutora de yoga do Minas, Carolina é Life Coach. Possui duas certificações em Yoga nos Estados Unidos, pelo Yoga Alliance. Desde 2009, oferece aulas, cursos e workshops em diversas linhas. O seu comprometimento é continuar oferecendo o que há de mais atualizado, consistente e completo. A sua intenção como profissional é tornar a simplicidade e a sabedoria da prática acessíveis a todos e promover a compreensão da importância da consciência e do equilíbrio emocional, mental e físico para o bem-estar e a longevidade.

Reprodução ShutterStockReprodução ShutterStock

Leia Mais

O que elogiar? A inteligência/talento ou o esforço/trabalho árduo?

Dizer às crianças que elas são inteligentes, ou talentosas, quando elas executam alguma tarefa, pode fazer com que elas desejem continuar a provar que são inteligentes, não importando como, somente para receber altas pontuações na tarefa. Sendo assim, podem passar a associar as falhas e insucessos nas atividades, como diminuição da sua inteligência, tornando estes momentos da aprendizagem como algo bem negativo.

Reprodução ShutterStockReprodução ShutterStock

Leia Mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NO ESPORTE

A intenção da intervenção psicológica no esporte tem como objetivo a otimização da saúde, do desempenho e da qualidade de vida dos participantes do ambiente esportivo. A operacionalização dos mecanismos de interpretação das interações entre o homem, seu meio ambiente e as implicações positivas e negativas mediante as tarefas a serem executadas podem ser otimizadas a partir de treinamentos específicos aplicados pelos psicólogos do esporte. 

Foto: Reprodução ShutterStockFoto: Reprodução ShutterStock

Leia Mais

HÉRNIA DE DISCO: Podemos evitá-la?

A Hérnia de Disco é um problema causado pela ruptura de um anel que “protege” os discos existentes entre cada vértebra da nossa coluna. Com essa ruptura, o material extravasa deste espaço e comprime a raiz nervosa adjacente, podendo irradiar dores nas pernas, dormência e/ou perda de força. Obs.: Esta não é a única causa de dores irradiantes nas pernas (estenose do canal espinhal e degeneração discal podem ser exemplos de outros mecanismos causais).

Foto: Banco de Imagens Google.Foto: Banco de Imagens Google.

Leia Mais

Auto Tui Na

Os sábios chineses observaram que regiões específicas do corpo, potencializavam ou aliviavam sintomas de dor ou desconforto. Começaram a sistematizar essas regiões e pontos cada vez mais precisos. Surgiu, então, o Auto Tui Na. É uma prática ancestral de automassagem chinesa, que nasce no contato que mantemos com o nosso corpo.

Leia Mais